sábado, 4 de junho de 2011

Dia 124 – Resultados da II Dieta Mental

Lição da Dieta Mental II: As Cinco Grandes Saúdes Da Vida Psíquica

Essa história já é super batida! Mas me lembro até hoje de quando a escutei pela primeira vez de um professor da faculdade anos atrás, e do maravilhamento que senti. Ela me pareceu a mais simples de todas as analogias sobre prioridades, uma lógica tão simples, mas tão simples, que me pergunto como tantas vezes nós deixamos de segui-la. A história faz parte das memórias de Brian Dyson, ex-CEO da Coca-Cola, e ela é contada assim:

"Imagine a vida como um jogo, no qual você faz malabarismo com cinco bolas que são lançadas no ar ao mesmo tempo. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.
O trabalho é a única bola de borracha.
Se cair, bate no chão e pula para cima de novo.
Mas as quatro outras bolas são de vidro.
Se caírem no chão, quebram e ficam permanentemente danificadas.
Entendam isso e assim conseguirão o equilíbrio na vida.”

Nessa semana de dieta mental fiquei pensando bastante sobre equilíbrio. Uma das habilidades mais difíceis de serem conquistadas e que exige muito, mas muito esforço. O que mais me pegou na história foi exatamente a analogia com o malabarista, artista que só consegue exercer a sua atividade depois de anos e mais anos de treino. Então Lição 1: atingir o equilíbrio na vida é uma arte que exige treino, perseverança e dedicação.

Outro ponto fenomenal foi que ele conseguiu colocar na analogia das bolas as cinco maiores prioridades da nossa vida psíquica. Eu prefiro chamar as bolas de as cinco grandes saúdes da vida psíquica, e classificá-las assim:

As Cinco Grandes Saúdes Da Vida Psíquica
Saúde Espiritual: mente.
Saúde Física: corpo.
Saúde Emocional: amor, família e auto-estima.
Saúde Social: prazer.
Saúde Profissional: trabalho.

Lição 2: entendemos que precisamos cuidar simultaneamente das nossas 5 grandes saúdes psíquicas. Precisamos mantê-las em observação, usar o nosso instinto para senti-las, cuidar delas, dedicar uma parte do nosso tempo para cada uma. Se uma dessas bolas diminui a velocidade ou sai da trajetória ela pode desequilibrar todas outras.

A analogia do vidro e da borracha é fenomenal! Sabemos por experiência própria que quando algumas coisas da vida são danificadas, exigem anos e anos de trabalho para serem recuperadas. E muitas vezes nunca serão como antes, elas ficarão remendadas ou trincadas. A nossa mente é de vidro. A nossa auto-estima é de vidro. Nossos relacionamentos, amores e família também. Nossa saúde é de vidro. Quem aqui nunca deixou uma dessas bolas cair no chão para só então perceber o quanto são delicadas e frágeis? O quanto precisam ser cuidadosamente manuseadas? Lição 3: nada na vida, mas nada mesmo, é mais importante do que a sua saúde espiritual, física, emocional e social. Nada!

Agora, carreira? Não, nossa vida profissional não é de vidro. Temos histórias e mais histórias de gente que faliu e começou do zero, que resolveu mudar de carreira na meia idade, pessoas que perderam empregos que amavam e se descobriram logo depois em outra área, gente que, como eu, sabe que ainda não encontrou a sua verdadeira vocação e que ela não está nem um pouco ligada com o que eu faço para pagar as minhas contas? Por quantas crises financeiras você passou? Eu já perdi a minha casa, passei fome, voltei para a casa dos meus pais. Já fiquei devendo mais do que dois anos de salário para o banco, fiquei meses desempregada, cheguei no fundo do poço financeiro. E não me reergui? Não estou aqui escrevendo depois de todos esses terremotos?

Lição 4: está num momento ruim de vida? Se desequilibrou? Calculou errado a força e a velocidade de uma das bolas? Está prestes a deixar alguma coisa cair no chão? Deixe ir o seu trabalho. Deixe ir o seu salário. Deixe ir a sua carreira. Daqui a pouco essa bola quica e volta veloz para as suas mãos.

Como anda a sua destreza para manter as cinco bolas no ar?


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Sempre leio seu blog e gostei particularmente desse último post.
No ano passado eu estava muito estressada, infeliz, chateada com tudo. comecei a brigar com amigos queridos, família, namorado... as coisas foram piorando. Até que um dia eu decidí dar um tempo de tudo, para reencontrar o equilíbrio. A primeira coisa que fiz foi deixar o emprego. Fui respirar.
Hj já retornei à faculdade, vou defender meu TCC na próxima semana, estou bem com os amigos, com a família, com o namorado e estou estudando para concursos.
Se eu tivesse continuado naquela loucura, poderia até estar empregada ainda, mas a saúde, os amigos, o namorado... acho que teriam ido de vez.

Lilica

Anônimo disse...

My developer is trying to persuade me to move to .
net from PHP. I have always disliked the idea because of the
costs. But he's tryiong none the less. I've been using Movable-type on numerous websites for about a year and am nervous about switching to another platform.
I have heard great things about blogengine.net.
Is there a way I can transfer all my wordpress posts into it?
Any kind of help would be really appreciated!


My web-site - hotgirlsexcam.com

Anônimo disse...

It's an awesome article designed for all the internet users; they will obtain benefit from it I am sure.

Here is my web blog :: Free Porn Videos

Anônimo disse...

Then you push the read button on the code scanner. Many others, nevertheless, depend on their car have to additional appreciably.


Here is my web blog: obd wiz

Anônimo disse...

olá vero! li seu blog e fiquei imaginando como você está hoje... espero que tudo esteja bem. já se passaram 2 anos desde a sua última postagem... pena que parou de escrever...

Lu Villela disse...

Conheci seu blog hoje. E parece que ele foi feito para mim, para o meu atual momento. Estou na luta de passar num concurso público, agora com os filhos mais crescidos. Preciso muito encontrar forças para me manter focada, e para mim encontrar esse blog foi um grande sinal, um presente!
Vou ler tudo com calma, nos intervalos dos meus estudos. Parabéns e obrigada!!!