sábado, 23 de abril de 2011

Dia 110 – Um ginecologista para chamar de meu!

Ginecologista é uma especialização meio bizarra! Eu até entendo a escolha de muitos profissionais por essa área para terem a chance de acompanhar o ‘milagre da vida’. Mas depois de anos fazendo consultas com esses especialistas descobri que a grande maioria deles não tem a menor vocação para cuidar da saúde de mulheres. E me desculpem se eu quero me consultar com um médico que tenha escolhido a carreira por amor.

Confesso que não sou uma paciente fácil. Não mesmo! Sou do tipo que faço mil pesquisas antes de ir ao médico, procuro por artigos, leio blogs de especialistas, participo de fóruns. Converso com muitas mulheres sobre o assunto, para entender como elas têm experiências tão diversas com os mesmo diagnósticos e tratamentos. Sou muito apaixonada pelas minhas idéias e opiniões, e não permito que um médico me convença das opiniões dele, até que me mostre provas científicas do que está falando. Sei que muitas pessoas consideram os diagnósticos médicos absolutos, neutros e isentos de opiniões pessoais. Mas sim eu sou chata. E procuro no mínimo três especialistas antes de tomar qualquer decisão.

Assim sendo, tenho mais experiências negativas do que positivas nas minhas idas ao ginecologista. A ponto de querer morrer quando chega a hora de fazer um check up. Mas, é a vida! Também não gosto de alguns colegas de trabalho, e aqui estou eu!

A primeira vez que fui ao ginecologista tinha 14 anos. Diante da minha recusa de ir ao mesmo médico que minha mãe, ela procurou indicações e acabou me levando até uma médica que era irmã da sua chefe. Primeira experiência traumática. A mulher me tratou como se eu fosse uma imbecil. Sabem o lance de ‘pegue o espelho e vamos se conhecer melhor?’. Querida, eu tive educação sexual da escola desde os 10 anos de idade! Aos 14 eu já era uma expert em anatomia feminina. Acho que a doutora em questão era especializada em adolescentes, pois fez todo aquele papo de levantar minha auto-estima: ‘seus seios pequenos são seu charme!’. Ahã. Ela tanto me convenceu disso que coloquei próteses alguns anos mais tarde. Revoltada com o papo dela, nunca mais voltei!

Na segunda vez, fui numa médica escolhida aleatoriamente no livrinho do convênio. Ela me atendeu em 20 minutos, mal olhou nos meus olhos e já me mandou tirar a roupa. Ficou revoltada quando soube que eu era sexualmente ativa e me recusava a usar anticoncepcional. ‘Qual é o problema de usar camisinha?’ eu pensava. Descobri depois que muitos médicos não acreditam que você realmente usa camisinha como se deve. Mas eu sempre fui da política de transar com cada cara como se ele fosse soro positivo. Sou neurótica com isso! Nunca me descuidei, e achava muito cedo para começar a tomar hormônios.

Minha menstruação sempre foi das mais difíceis. Eu sofria demais, tinha que faltar no trabalho, chegava a vomitar de dor. Contei para a médica tudo que eu sentia e ela me passou um antiinflamatório fortíssimo para aliviar as dores. Perguntei se havia alguma forma mais saudável e eficaz de lidar com meu ciclo, no que ela me responde que ‘você é mulher, faz parte!’. Diante da grosseria e insistência da médica, nunca mais voltei.

Me casei, e meu marido descobriu tempos mais tarde que era ‘praticamente infértil’. Essa história de ‘praticamente’ não rola comigo. Usamos camisinha durante todo o casamento por imposição minha. O tempo passou e eu havia desistido de freqüentar consultórios de ginecologistas. Na época eu tinha uma médica clínica geral incrível, e eu fazia todos os exames periódicos por ela. Foi ela que me passou remédios naturais para aliviar o fluxo, descobriu que minha menstruação era fortíssima porque eu tinha um ovário policístico, e me ensinou que casada ou não, eu deveria fazer um exame de sangue para todas as DSTs de seis em seis meses. Eu e meu marido levamos isso muito a sério, de 6 em 6 meses eu fazia meu check up completo e ele ia doar sangue.

Enquanto isso minha menstruação estava ficando cada vez pior. Mais longa, mais intensa, mais dolorida. E o ritmo de vida cada vez mais acelerado. Comecei a pesquisar artigos sobre manipulação de ciclo menstrual. Descobri que muitos médicos aconselham mulheres a deixar de menstruar. Soube que muitos anticoncepcionais fazem você ter uma menstruação falsa. Li sobre implantes subcutâneos, sobre diferentes tipos de DIU, sobre injeção de hormônios, bem, fiz a minha lição de casa! Quando tomei a decisão de que iria bloquear meu ciclo, fui procurar mais um ginecologista.

Foi quando pela primeira vez tive uma médica extraordinária! Mulher moderna e super novinha, com seu consultório chiquérrimo na Av. Paulista, me disse que esse papo de que ‘faz parte da vida mulher sangrar’ é babaquice machista da época medieval. Disse que eu já tomava o antiinflamatório há muito tempo, e que isso iria me trazer sérios problemas colaterais (de fato trouxe). Foi ela quem virou para mim e disse: ‘vamos colocar o DIU de hormônio? Você vai ficar 5 anos sem menstruar! Depois desses 5 anos, fazemos um check up, e colocamos mais um!’. Me apaixonei por ela! Fiz todos os exames necessários, mas por motivos financeiros tive que cancelar o meu convênio e não pude mais voltar.

Meses depois: novo médico! Ele era do tipo machão e dizia que não colocaria o DIU numa mulher que não teve filhos. ‘Por quê?’, eu perguntei. Ele não me respondeu. Disse apenas que era muito invasivo e que se eu queria parar de menstruar havia outras formas. Comecei a tomar todos os dias um comprimido de uma cartela de hormônios especial para impedir a menstruação. Isso foi há anos atrás, tomo desde aquela época e não menstruo há muito tempo. Sempre penso que, assim que eu terminar de pagar as minhas dívidas eu junto uma graninha e coloco o caríssimo DIU!

Semana passada fui novamente passar por um check up do meu novo convênio. Surpresa: o médico escolhido era um senhor muito das antigas e... adventista! Nada contra a religião dele, mas eu tive muito medo que ele levasse suas opiniões morais para dentro do consultório. E levou.

Grosso até dizer chega, olhou torto para meu histórico médico, para as minhas tatuagens, para o meu silicone. Deixou bem claro o quanto achava um absurdo uma mulher ‘resolver ir contra a natureza e parar de menstruar’. Quando falei que estava juntando dinheiro para colocar o DIU, ele surtou! Disse que era um absurdo, que eu só deveria pensar nisso quando eu já tivesse casada e com 15 filhos. ‘Hey querido! Graças a deus eu não tenho filhos! E deus me livre de casar de novo!’, ok nesse ponto, a adolescente descontrolada que vive dentro de mim tomou conta da situação.

E foi aí que ele começou a me contar histórias de terror: mulheres que colocaram, tiveram deslocamento, infecções, ficaram inférteis e até morreram! Eu só dava risada... É a mesma coisas que médicos machistas dizem sobre as mulheres terem uma vida sexual libertária (você vai pegar uma doença, ficar cheia de bolhas e... morrer!). É o mesmo que dizem quando você conta que vai fazer uma tatuagem (seu braço vai cair, você vai pegar hepatite e... morrer!). Essa é a forma que esses médico têm de fazer você se comportar da forma que eles consideram correta. Na minha opinião esses médicos deveriam ter sua licença cassada!

Na hora de pedir os exames eu descobri que ele não havia me pedido nenhum exame de sangue. ‘Eu gostaria de exames de sangue’, pedi educada. Ele bufou e prescreveu. ‘O que você está me pedindo?’, insisti. Ele bufou novamente e disse que pedia hemograma completo, colesterol e glicose. ‘Você não vai me pedir nenhuma DST?’. Nesse momento ele largou a caneta na mesa e arregalo os olhos: ‘Por quê?’. ‘Porque eu não confio nem na minha própria sombra!’, respondi divertida. Ele prescreveu. Novamente perguntei o que ele havia pedido. Resposta: HIV e Hepatites. ‘Ah claro, porque é impossível que eu tenha sífilis não é mesmo?’, já chutando o pau da barraca. Ele pegou a caneta e escreveu duas páginas inteiras de exames, provavelmente pediu todas as DSTs já descobertas pela humanidade! ‘Satisfeita?’. Sim.

Sai de lá e fiz todos os exames. Levei os resultados para uma clínica geral. Tudo está absolutamente normal, e meus exames deram todos negativos. Ela olhou tudo muito satisfeita e ainda perguntou ‘Vamos colocar o DIU?’.

E o ginecologista religioso? Nunca mais voltei.


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

13 comentários:

Anônimo disse...

vc e chata pra caralho, vai estudar medicina e vai descobrir pq medicos odeiam tanto vc. quer morrer, ok, xau

Anônimo disse...

When sοmeone wrіteѕ аn pοst he/ѕhe keeps the thought of a usег in his/her braіn thаt hοw a user сan be aware of it.

Thus that's why this post is amazing. Thanks!

my page :: http://wiki.ufanet.ru

Anônimo disse...

Fіne way οf explaіning, and good pаragrаph
to tаkе ԁata аbout my presentation topic,
which i аm going to convey in institution of higher
education.

Feеl free to surf tο my blog :: www.thaigo.org

Anônimo disse...

i am ѵery happy wth my enviгοnmеntally frienԁly ѕmokе e cigarеtte.
i boought thе aсtual stаrteԁ sеarching for my boy and his wіfe and then
сovinceԁ mу ѕister to acquіre hers.
we all love all of them

Stop by my wеbpage: http://9jaconnected.com/profile/hsimaple

Anônimo disse...

Goοd dаy! Τhiѕ is my 1st comment here so I just wanted
to gіvе a quick shout out and tеll yоu Ι tгulу enjoу гeadіng yоur blog poѕts.
Сan yοu suggeѕt any other blοgѕ/ωebsites/forums thаt cover thе same tοpіcs?
Thanks!

Visіt mу ωebѕіte :: xfire.com

Anônimo disse...

I have used to smoke on anԁ off ѕince I was about A dozen.

Gаve up 2 tіmes once for 4 years and once with regarԁ to 15 years!

Staгteԁ smokіng again 3 yearѕ аgо and havе hated
myself every single ԁаy for doing this.


Fеel frее to surf to my
sіtе Green Smoke Coupon Code

Anônimo disse...

I love thеѕе! I ρurchased the El Pasο, Thеre is nо quesion
thаt we are ΝOT smoκing cіgaгetteѕ а tobаcсо cig.


Here іs my web site - green smoke hawaii

Anônimo disse...

This protocol by specification is ten,400 baud.

How to entry diagnostics codes relies on the calendar year the Wrangler was created.



Also visit my web-site: facesofautism.ning.com

Anônimo disse...

The connection interface car populates the com port and hardware velocity options.
It auto populates the accessible sensor readings (PIDs).


Feel free to visit my web blog :: obd ii scan tool

Anônimo disse...

Set up a operating agenda and stick to it, as getting regular pays off.

Working on a regular basis will assistance strengthen your leg and your back again muscles.


Have a look at my weblog ... flex mini results

Anônimo disse...

No added time expended on the fitness center, no back pain simply because of to numerous crunches or other stomach workout routines and no far more sweaty workout
routines simply to assure that your abs appear exceptional.


Take a look at my blog - The Flex Belt Reviews

Anônimo disse...

When your examine motor light is lit, and what need to you do, check with for a
mechanic for enable? Touchscan is the twin of OBD Wiz in accordance to the company assist.


my site :: obd2 scanner **

Balse Maria disse...

Quiero hacerle saber que hay alguien que puede ayudarlo a conseguir a su ex esposa / esposo, amante, pareja o cónyuge de inmediato, sin importar la situación. Su nombre es Dr. Akhere Martins, un Dr. poderoso e inteligente con un hechizo de amor alto y efectivo.Puede ponerse en contacto con el Dr. Akhere si necesita su ayuda, contáctelo por correo electrónico: Akheretemple@yahoo.com O llame o WhatsApp: +1(315) 316-1521