segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dia 111 – Sete Passos para Ultrapassar o Jugo do Ego

Faz algum tempo recebi de uma amiga no Facebook uma citação linda de 7 passos para se libertar do domínio do seu Ego. Escrevi alguns rascunhos sobre isso, mas não cheguei a publicar porque não achei o autor dessa listinha (se alguém souber me avise por comentários que eu terei o maior prazer de publicar!).

Já conversamos bastante aqui no blog sobre a situação desesperadora que pode chegar uma mulher quando ela permite que sua alma seja completamente dominada pelo seu Ego. Compartilhei o conto Pele de Foca, Pele de Alma (http://tinyurl.com/3sbd6pk) e também publiquei o post Dia 66 – Ego X Alma (http://tinyurl.com/3rzlcts).

Mas o que eu achei mais bacana dessa lista de passos é que eles resumem os 7 maiores obstáculos que temos na vida para reencontrar a nossa essência. Vivemos num ambiente social extremamente integrado e estamos habituados a usar diversas máscaras para interagir com as outras pessoas. Quando construímos nossos planos de vida em cima de uma imagem que consideramos perfeita e levamos em conta demais o que os outros pensam dessa imagem que idealizamos, estamos a um passo de nos perder nesse jogo de forças. Então, decidi compartilhar com vocês esses passos de extrema sabedoria:

Sete Passos para Ultrapassar o Jugo do Ego:
1. Pare de se sentir ofendido
2. Deixe ir a sua necessidade de vencer
3. Deixe ir a sua necessidade de ter razão
4. Deixe ir a sua necessidade de ser superior
5. Deixe ir a sua necessidade de ter mais
6. Deixe de se identificar com base nas suas realizações
7. Deixe ir a sua reputação

1. Pare de se sentir ofendido

Eu tenho o péssimo hábito de me sentir ofendida com praticamente tudo o que dizem a meu respeito. Isso é tão sério, mas tão sério, que consigo inclusive ficar ofendida quando falam algo a respeito de outra pessoa que não sou eu. Costumo levar as coisas sempre pro lado pessoal, e sempre acho que quando alguém compartilha uma opinião que discordo, está fazendo isso propositalmente para me atingir. Isso mesmo Vero, e o mundo gira ao seu redor não é mesmo?

2. Deixe ir a sua necessidade de vencer

Esse vencer pode assumir a forma de uma dezena de coisas diferentes. Eu vivo tendo essa conversa com meu namorado. Ele é um cara muito trabalhador, e já se sacrificou bastante na vida, mas nunca nada veio fácil para ele. Mesmo com o maior dos esforços os resultados eram sempre absurdamente pequenos. Com o tempo ele começou a ficar com raiva das pessoas que considerava menos competentes, focadas ou trabalhadoras do que ele, mas que tinham resultados incríveis na vida sem fazer grande esforço. Eu vivo dizendo para meu namorado que a gente tem que fazer o melhor com o que a gente tem. E ficar satisfeito com o trabalho bem feito.

3. Deixe ir a sua necessidade de ter razão

É melhor ser feliz do que ter razão, vive repetindo um amigo meu que acha que eu tenho uma tendência adolescente de comprar brigas. Ele tem razão, eu sei. Mas quando vejo eu já estou lá, novamente tentando provar que quem está certa sou eu!

4. Deixe ir a sua necessidade de ser superior

Ter o melhor parceiro, o melhor emprego, o melhor salário, as melhores roupas. Querer o melhor corpo, o melhor cabelo, a melhor pele. Ser mais inteligente, mais bonita, mais desejada. Ter mais amigos, mais sexo, mais dinheiro. Fazer mais viagens, ir a mais festas, conhecer mais gente. Trabalhar mais, se divertir mais, sair mais. Do que quem? Do que os outros, lógico. Já dizia minha mãe que se uma mulher caísse numa ilha deserta deixava de se depilar para todo o sempre. De fato!

5. Deixe ir a sua necessidade de ter mais

Ter mais do que se tem hoje. Passo duvidoso. Sempre queira ter mais encanto, mais brilho na sua vida do que tem hoje. Tente sim ter mais experiências, se satisfazer mais, ter mais prazer. Todas essas coisas intangíveis e imateriais são sempre bem vindas. Mas quanto as coisas materiais, sabemos exatamente o que de fato precisamos ter, e o que é absolutamente supérfluo.

6. Deixe de se identificar com base nas suas realizações

Outro pecado capital da Vero. Quando minha auto-estima cai a primeira coisa que penso é: ‘Você não realizou nada na sua vida!’. E claro, esse realizar é sempre em termos de carreira e dinheiro. São nossos valores e nossa história quem nos identifica Vero, repita isso como um mantra.

7. Deixe ir a sua reputação

Porque não precisamos viver de imagem, embora o mundo tente nos convencer do contrário. Quem pensa qualquer coisa a seu respeito que não for amorosa não é bem vindo na sua vida. Ponto.


Lição do Dia: Repetir como um mantra. Sempre. Para sempre.


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com


Um comentário:

Cris Medeiros disse...

Adorei!

Acho que tenho mais aprendido é não ter sempre razão e deixar ir a reputação... rs

Beijocas