terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia 112 – Créditos de Ontem

Pois é, finalmente descobri o autor da lista que eu publiquei ontem. Nada como jogar a pergunta na rede, não é? O nome dele é Wayne W. Dyer, e é escritor de livros de auto-desenvolvimento. Só achei os textos originais, então preciso avisar: meu inglês é péssimo, precisei da ajuda do Google translator e ainda peguei apenas trechos que resumiam a idéia central. Então, se vocês quiserem mais, já sabem: Google nele!

Sete Passos para Ultrapassar o Jugo do Ego (Wayne W. Dyer)

Aqui estão sete sugestões para ajudá-lo a transcender idéias arraigadas acerca da auto-estima. Todas elas são concebidas para ajudá-lo a impedir que se identifique falsamente com o auto-importante ego.

Pare de se sentir ofendido

O comportamento dos outros não é algo para ser combatido. O que o ofende só o torna mais fraco. Se estiver à procura de ocasiões para se sentir ofendido, irá descobri-las por todos os lados. Trata-se do seu ego funcionando para convencê-lo de que o mundo não deveria ser como é. Por todos os meios, aja no sentido de erradicar os horrores do mundo que emanam da identificação massiva com o ego, mas fique em paz. Sentir-se ofendido cria a mesma energia destrutiva que o ofendeu em primeiro lugar e leva-o ao ataque, ao contra-ataque e à guerra.

Deixe ir a sua necessidade de vencer

O ego adora dividir-nos em vencedores e perdedores. O objetivo de ganhar é um meio infalível para evitar que a consciência entre em contato com a intuição. Por quê? Porque, em última instância, é impossível ganhar sempre. Alguém por aí vai ser mais rápido, ter mais sorte, ser mais jovem, mais forte e mais esperto e você vai voltar a sentir-se inútil e insignificante. Você não é os seus ganhos ou as suas vitórias. Pode gostar de competir e de se divertir num mundo em que vencer é tudo, mas não tem que estar lá nos seus pensamentos. Tudo o que você pode dizer é que, num dado dia, chegou a um determinado nível em comparação com os níveis dos outros, nesse mesmo dia. Mas hoje é outro dia, com outros competidores e novas circunstâncias para considerar. Deixe ir a necessidade de ganhar ao não concordar que o oposto de ganhar seja perder. Seja o observador, reparando e desfrutando de tudo sem a necessidade de ganhar um troféu.

Deixe ir a sua necessidade de ter razão

O ego é a fonte de imensos conflitos e dissensões porque o empurra na direção de fazer dos outros errados. Quando você é hostil, desconectou-se do poder da intuição. Deixar ir a sua necessidade de estar certo nas suas discussões e relações é como dizer ao ego ‘Eu não sou um escravo seu’. Mas tenha em mente que o ego é um combatente determinado. Já vi pessoas terminarem relações, de outro modo bonitas, por aderirem à sua necessidade de estarem certas. Eu incito-o a deixar ir esta necessidade condutora do ego de ter razão parando você mesmo no meio de uma discussão e perguntando-se ‘Quero ter razão ou quero ser feliz?’.

Deixe ir a sua necessidade de ser superior

A verdadeira nobreza não tem a ver com ser melhor do que ninguém. Tem a ver com ser melhor do que você costumava ser. Fique centrado no seu crescimento, com uma consciência constante de que ninguém que está no planeta é melhor do que ninguém. Não avalie os outros com base na sua aparência, realizações, posses e outros indícios do ego. Quando você projeta sentimentos de superioridade é o que recebe de volta, levando a ressentimentos e, afinal de contas a sentimentos hostis. A necessidade é estabelecida por um defeito visto no outro, e mantida por procurar e manter claro todas as faltas que possa perceber.

Deixe ir a sua necessidade de ter mais

O mantra do ego é mais. Nunca está satisfeito. Não importa o quanto você realize ou adquira, o seu ego vai insistir que não é suficiente. Vai encontrar-se num estado perpétuo de esforço e eliminar qualquer possibilidade de alguma vez chegar lá. No entanto, na realidade você já chegou e como escolhe usar este momento presente da sua vida é sua escolha. Desde que esteja desapegado da necessidade, vai achar mais fácil transmiti-lo aos outros porque percebe como precisa de pouco para estar satisfeito e em paz.

Deixe de se identificar com base nas suas realizações

Este pode ser um conceito difícil se você pensar que é as suas realizações. Posso ouvir o seu ego protestando em voz alta. Não obstante, permaneça sintonizado com esta idéia. Note tudo isso e esteja grato pelas capacidades que tem acumulado. Quanto menos precisar ter os créditos pelas suas realizações mais você é livre para realizar e mais lhe será mostrado.

Deixe ir a sua reputação

A sua reputação não está localizada em você. Ela reside na mente dos outros. Portanto, você não tem controlo sobre ela de todo. Se você falar com 30 pessoas, terá 30 reputações. Se estiver excessivamente preocupado com a forma como vai ser apreendido por todos, então deixou que as opiniões dos outros o orientassem. Trata-se do seu ego funcionando.


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com


Nenhum comentário: