segunda-feira, 28 de março de 2011

Dia 106 – Centímetros

“Ao se caminhar para um objetivo, sobretudo um grande e distante objetivo, as menores coisas se tornam fundamentais. Uma hora perdida é uma hora perdida, e quando não se tem um rumo definido é muito fácil perder horas, dias ou anos, sem se dar conta disso. O mínimo progresso que se consegue fazer é importante, ainda que for de centímetros apenas." Amyr Klink

Embora eu tenha uma certa predileção por citar trechos do livro da Clarissa, não pude deixar de me encantar por essa frase de Amyr Klink. Ela ilustra perfeitamente o momento que eu estou vivendo agora. Quando estamos batalhando por um objetivo nosso, mas percebemos que ele ainda está muito distante do nosso presente, é muito fácil cair no poço sem fundo da procrastinação, a famosa arte de ‘deixar para amanhã tudo o que se pode fazer hoje’.

Bom, se faltam anos para terminar a faculdade faz diferença se eu não estudar essa semana? Se a minha viagem dos sonhos só vai acontecer daqui há meses, porque não gastar agora um pouco das minhas economias? Uma hora de ócio não vai atrapalhar o meu trabalho...

O hábito de colocar o prazer momentâneo na frente dos nossos objetivos maiores é um sinal claro de imaturidade. É sermos adolescentes na vida adulta. Uma semana, um dia ou uma hora, faz sim diferença no resultado final. E não podemos nos dar um luxo de lá na frente pensarmos “Ah! Se eu tivesse investido mais uma hora por dia nesse projeto, hoje eu já estaria colhendo seus frutos”. Infelizmente “se eu tivesse” não constrói nosso futuro. O “fazer agora” é que constrói.

Ter disciplina é conseguir se auto-motivar todos os dias para realizar um pouquinho que seja, para cada dia colocar um tijolinho a mais no projeto dos nossos sonhos. O futuro é um conjunto de muitos hojes, e não de muitos amanhãs.

Lição do Dia: um tijolinho por dia


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Um comentário:

Lena disse...

O que nos impulsiona a executar uma tarefa é a satisfação que aquilo nos trará.
Quando essa satisfação virá apenas a longo prazo temos mais dificuldade em buscar motivação para realizar a tarefa.

Tente fazer um exercício de visualização: cada vez que tiver uma tarefa deste tipo, feche os olhos e sonhe um pouco com as vantagens que você terá no futuro.
Isso nos deixa um pouco mais animadas para fazer o que temos que fazer.