quarta-feira, 2 de março de 2011

Dia 98 – E as aulas começam

Hoje de manhã eu tive ir correndo ao dentista. Desde a semana passada eu sentia um dor terrível no dente, e já imaginava o tamanho do canal que a dentista ia descobrir. Mas aí, chegando no consultório, minha dentista me fala que não havia nada de errado com os meus dentes. Minha gengiva estava um pouquinho inflamada e só. Mas meu deus, dá onde vinha tanta dor? Psicossomática, diz minha dentista.

Eu escuto essa história de doenças psicossomáticas desde que eu tinha 17 anos e tive minha primeira úlcera psicológica. Então imaginem o quanto que eu fico irada quando eu escuto com toda essa idade na cara que, mais uma vez, a dor que eu estou sentindo vem da minha cabeça.

Segundo a minha psicóloga nada poderia ser mais óbvio: pessimismo gera preocupação, ansiedade e estresse. Tudo isso junto causa uma queda no nosso sistema imunológico. E aí querida, é só descer a ladeira: má digestão, intestino preso, dor de cabeça, herpes, gripes e resfriados, dores de estômago, dores nas costas, insônia, falta de apetite, irritação, cansaço e... inflamação na gengiva!

Sei que o motivo de tudo de repente ter começado a dar pau é a mudança radical que estou passando na minha rotina. As aulas começaram! Ou seja: agora tenho que ficar concentrada e produtiva pelo dobro do tempo que estava acostumada. E qual é a saída para passar por uma mudança dessas de rotina sem grandes traumas físicos?

Sabe quando a criançada volta às aulas depois das férias, e os pais pensam ‘Ai meu deus, como vamos colocar essa garotada na linha?’: organização! Ter horário para comer, para acordar, para sair de casa, para voltar. Comprar uma agenda 2011 bonitinha, anotar compromissos profissionais, médicos e datas de prova e entrega dos trabalhinhos.

Então comecei desde o início dessa semana a cuidar de mim como eu cuidaria de uma criança na pré-escola. Chegar pontualmente nas aulas, fazer anotações, marcar tudo na agenda. Ir pro trabalho, me dedicar como se eu só tivesse isso para fazer da vida. Saída do trabalho? Jantar, lição de casa, banho, cama.

E não é que funciona?

Então me perdoem se eu der uma desaparecida aqui nessas próximas duas semanas, mas sabem como é, estou com uma pilha de lição de casa para fazer, livros para ler, textos para fichar, e se eu não estiver na cama às 22hs em ponto com dentes escovados eu vou ficar muito brava comigo mesma.

Lição do Dia: Jantar, lição de casa, banho, cama.


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: