sexta-feira, 25 de março de 2011

Dia 104 – Vícios

Hoje eu quero escrever sobre os meus vícios. Vamos combinar que, primeiramente, não existe bons vício. Essa expressão é belíssima, mas não é verdadeira. Bons vícios são bons hábitos, no exagero, até TOCs. Mas vício, por definição: “é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem, e o oposto de virtude.” (Wikipédia).

Um dos maiores desafios para o nosso auto-conhecimento é identificar e falar a respeito dos nossos vícios. Largá-los então, muitas vezes só conseguimos após anos de disciplina e ajuda psicológica. Fiz um trabalho mental essa semana de tentar identificar meus vícios, alguns conhecidos, outros tão íntimos e pessoais, que alguém poderia passar décadas ao meu lado sem jamais enxergá-los. Muitos deles só descobri depois de ler e reler as análises feitas por Clarissa dos contos compartilhados aqui:

Vícios Psicológicos:

Sou viciada em relaxar num mundo de fantasia onde consigo resolver todos os problemas e onde sou a mulher que tanto almejo ser. Porque é um vício: porque apenas me faz perder tempo útil, quando poderia estaria investindo toda essa energia em resolver muitos desses problemas na vida prática. Descobri esse vício ao ler o conto A Menina dos Fósforos: http://contosclarissapinkolaestes.blogspot.com/2011/03/menininha-dos-fosforos.html

Sou viciada em fazer listas de tarefas. Mil listas. A grande maioria nunca sai do papel, ou seus itens são os mesmos há anos, e são sempre adiados. Porque é um vício: porque me dá a ilusão momentânea de que estou organizando a minha vida, mas na realidade uma lista no papel não vai resolver os problemas apenas porque estão escritos.

Sou viciada em discordar apenas pelo prazer de discordar. Desde a época que fiz filosofia viciei em destruir argumentos lógicos que parecem inquebráveis, apenas para achar o erro de raciocínio da pessoa. Porque isso é um vício: porque consigo transformar uma leve exposição de idéias dos meus amigos em uma discussão intelectual. Nem sempre as pessoas querem entrar em conflito, e quando se trata da visão de mundo que cada um tem não existem argumentos racionais que podem ser usados.

Sou viciada em imaginar sempre o pior dos cenários. Sério gente, já fui diagnosticada como uma pessimista crônica e isso é um distúrbio muito sério, que pode abalar a vida de alguém. Porque isso é um vício: porque eu quase morro de estresse/úlcera e futuramente posso desenvolver um câncer se eu continuar achando que: vou ser demitida cada vez que cometo um erro, que qualquer mancha na pele é melanoma, que minha mãe pode morrer a qualquer momento, que vou engravidar por acidente e por não ser planejado vou ser uma péssima mãe, que o dinheiro do mês nunca vai ser o suficiente, que vou ficar corcunda se não fizer RPG, e por aí vai.

Vícios Emocionais:

Sou viciada em receber atenção de quem eu amo. Na minha cabecinha doente se alguém que eu amo (família, amigos, namorados) deixar de demonstrar que eu existo e sou especial por mais de 15 dias eu entro em surto e fico com tendências sérias a terminar a amizade. Porque isso é um vício: me torna uma pessoa carente, que sempre precisa de um afago, e que lida muito mal com as perdas da vida. Descobri esse meu vício ao ler o conto O Patinho Feio e os Tipos de Mães: http://querocorrercomoslobos.blogspot.com/2010/10/dia-35-seu-tipo-de-mae.html

Sou viciada em receber cuidados, pelo simples prazer de ser cuidada. Mesmo não precisando acabo pedindo ajuda para pequenas tarefas de todos ao meu redor, porque isso me faz me sentir cuidada. Porque isso é um vício: porque substitui o carinho que não recebo da minha mãe por carinhos superficiais, e que no momento em que acabam eu já preciso de mais. Descobri esse vício com o conto Vasalisa: http://querocorrercomoslobos.blogspot.com/p/vasalisa.html

Sou viciada em precisar admirar alguém para amá-lo. Porque isso é um vício: porque meu parceiro precisa provar ser digno da minha admiração o tempo inteiro, caso contrário existem grandes chances do relacionamento ir pro brejo (e por minha causa).

Vícios de Rotina:

Sou viciada em sempre deixar tudo para o último minuto. Sou incapaz de fazer as coisas antes do prazo, pelo simples motivo de que se não precisa ser para agora, sempre existem coisas muito mais prazerosas para fazer. Porque isso é um vício: estou sempre atrasada e sempre correndo atrás do prejuízo.

Sou viciada em viver com pouquíssimos planos definidos. A partir do momento que eu traço uma meta ou desenvolvo uma plano, pronto! Já me sinto claustrofóbica, amordaçada e acorrentada. Porque é um vício: porque isso me faz ter fobia de coisas bacanas como casamento, maternidade, carreiras sólidas, ou qualquer outra que eu não possa me desvencilhar a qualquer momento, por meu bel prazer.

Sou viciada em fazer o máximo de coisas ao mesmo tempo. Em casa, fico com a TV e o som ligados, enquanto leio um livro, dobro as roupas e mexo no computador. No trabalho: uso mais ou menos uma 8 janelas do computador de um vez, respondo um e-mail, enquanto atualizo o site, entro no Facebook, monto um orçamento de um evento, falo com meu chefe pelo rádio e mando um SMS para o fornecedor. Na casa do namorado: podemos conversar, transar, tomar um vinho e ver um filme? Tipo, tudo junto e misturado?


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: