sexta-feira, 4 de março de 2011

Dia 99 – Pendências

E aí você pensa ok, consegui voltar a estudar, ótimo! Porque sempre achamos que quando entramos num emprego novo, num relacionamento novo, numa faculdade nova, que isso já é sinônimo de sucesso, certo? Errado. É uma vitória sim, mas o sucesso ainda está um tiquinho mais a frente.

Mesmo já estando em recesso escolar por causa do carnaval, como uma boa aluna responsável resolvi dar uma passadinha na USP para resolver umas pendências administrativas. Acordei cedinho, comi um pedaço da pizza de ontem, e enfrentei o frio e a garoa de SP atrás do meu ônibus, que demorou quase meia hora para chegar.

Problema I: não estava conseguindo ter acesso ao sistema de web de graduação. Cheguei lá e já fui direto para s secretaria geral da minha unidade. De mau humor, o homem me diz que eu deveria conversar pessoalmente com o pessoal do meu curso. A moça que estava na secretaria linda e bela tomando um café não sabia que dizer o que estava acontecendo, já que no sistema dela estava tudo bem. Volto para a secretaria geral para o mesmo sujeito mau humorado me fazer entrar, sentar na frente do computador e mostrar para ele qual era o erro. Então ele percebe que como eu já fui aluna da USP em outras vidas, o sistema havia me cadastrado com a mesma senha que usei há 5 anos atrás. Ele consegue solicitar uma nova senha que será enviada para o meu e-mail.

Problema II: precisava tirar o meu Bilhete Único de estudante, se não quiser falir com o transporte público de São Paulo. A moça da minha secretaria manda eu ir novamente para a secretaria geral. Chegando lá o cara me diz que tem um bilhete no mural com as informações do passe estudantil. No bilhete diz que eu devo me apresentar na seção social do outro lado da cidade universitária com um comprovante de matrícula. Vou até a sala de informática ver se já chegou no meu e-mail a senha nova para o sistema de web , para acessar e imprimir o tal comprovante. Chegando na sala o estudante monitor mal educado me diz que eu deveria ter recebido a senha de acesso à sala de informática pelo sistema. Expliquei o meu desespero para ele que me permitiu acesso com a senha dele. Quando fui imprimir descubro que a USP fornece impressora e computadores, mas não fornece papel. Consegui uma folha de papel emprestada e imprimi o comprovante. Antes de sair peço ajuda para o aluno monitor para consegui acessar a rede wi-fi da USP do meu Mac. Ele diz que não sabe fazer isso e que eu deveria ir até a seção de tecnologia. Que estava fechada.

Com o comprovante em mãos vou até o outro lado do campus, me perco, começa a chover, mas chego firme e forte. Quando entro na sala a senhora funcionária pública diz que eu não posso pedir o passe por mim mesma, e que eu deveria esperar a reitoria mandar minhas informações para a SPTrans e conferir no sistema web quando eu poderia enviar os meus documentos. Quando saísse a data eu deveria ir até a próprioa SPTrans entregar os documentos. Mas ela não soube me dizer onde eu vou retirar a porcaria do Bilhete Único.

Problema III: preciso pegar o material de estudo no Xerox já que não tenho dinheiro para comprar os livros novos. Volto para a minha faculdade e vou até a seção de xerox onde deixo R$80 reais do meu suado dinheirinho em apostilas, textos e mais textos. Pego um ônibus lotado e faço o trajeto até o trabalho em pé com todas aquelas apostilas na mão.

Quando finalmente chego no trabalho descubro que hoje vou fazer um turno de 11hs por causa das festas de Carnaval. Checo meu e-mail e sou avisada que os outros 9 integrantes do meu grupo de monografia, todos de 17 anos, não vão poder decidir o tema do nosso trabalho agora, porque todos estão saindo para viajar.

“E assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade...”


Lição do Dia: nem sempre as coisas dependem de você.

Pendências: trabalhar numa empresa que não faça eventos no carnaval.

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: