quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia 117 – 1º Dia da II Dieta Mental

Lição do Dia: A sua vida está exatamente do jeito que você quer!

Sim, essa é a primeira lição da minha II Dieta Mental. Por quê? Muitas vezes quando somos tomadas por esses momentos sazonais de falta de esperança, temos uma tendência a ver o lado ruim de todos os setores de nossas vidas mas, como nos sentimos impotentes e sem forças, é natural que comecemos a culpar o mundo por todas os problemas e conflitos que estão nos incomodando.

Eu, por exemplo, ando muito chateada com o meu trabalho. Ando me sentindo mal paga, pouco realizada, cansada e sem nenhuma expectativa de melhora. Foi natural para mim então, culpar os meus chefes pelo pouco suporte que ando recebendo, a empresa pelo excesso de trabalho e péssima organização, e me sentir vítima do mercado de trabalho que não me dá novas oportunidades profissionais.

Mas, veja bem, ninguém está apontando uma arma para a minha cabeça e me obrigando sob ameaça de morte a vir todos os dias para esse emprego. Não, eu estou aqui simplesmente porque eu quero. E se eu não quero mais estar aqui, só depende de mim, e exclusivamente de mim, procurar um novo emprego. Ficar reclamando no colo do namorado não vai me trazer um novo emprego, ficar sentada vomitando frustrações para a minha terapeuta não vai me dar um aumento de salário. Então, se não existem chances de eu conseguir uma melhora profissional onde eu estou agora, está na hora de sair.

O mesmo vale para a minha qualidade de vida. É fácil (bem fácil mesmo, confesso) ficar falando que a minha rotina está uma loucura. Quando você vira para as pessoas e diz que trabalha todos os finais de semana, estuda, namora e tem vida social, é normal que te olhem como uma pessoa guerreira. Mas no fundo eu sei que todo esse cansaço físico e emocional seria bem menor se eu fizesse algumas mudanças na minha rotina. Conheço uma porção de gente que faz muito menos coisas do que eu, mas sempre está sem tempo. Na verdade não é a quantidade de coisas que fazemos que nos estressa, mas a má administração do nosso tempo.

Afinal, só a gente pode saber o quanto nos convencemos dos 30 minutinhos a mais de sono de manhã, e depois ficamos malucas com o dia todo atribulado. Só nós mesmas podemos dizer quanto tempo perdemos com bobagens, enquanto poderíamos estar resolvendo pepinos. Meu namorado trabalha em casa, e quando ligo para ele no meio do dia ele está sempre trabalhando que nem um louco! (Coitado!) Mas quando estou na casa dele percebo que ele gasta horas e mais horas na frente do computador vendo bobagens, assistindo suas séries favoritas, e fazendo mais um monte de porcarias enquanto deixa todos os trabalhos pendentes. Então já que estresse por falta de tempo é a gente que cria, se eu estou estressada que eu me organize melhor!

Hoje acordei às 6 da manhã, muito mais cedo do que estou habituada. Aqui em São Paulo mal havia amanhecido ainda e o frio estava de matar. Mas como havia dormido bem durante a noite, consegui levantar da cama e me arrastar até o banheiro, me arrumar e secar o cabelo, pegar o carro e ligar o aquecedor e o rádio para enfrentar o trânsito, e ainda chegar 1h mais cedo na USP. Assim que cheguei fui direto comprar um café (grande, puro e forte) e me sentei ao ar livre para colocar toda a leitura em dia.

Meu humor estava maravilhoso! E sabem por quê? Porque eu simplesmente consegui me organizar e fazer tudo o que eu precisava! Essa manhã me provou que realmente não são as minhas tarefas que me deixam louquinha, mas sim fazer tudo correndo, com pressa e mau feito. Ficar correndo atrás de prejuízo é uma vida desgraçada, e eu não quero essa vida para mim. Se eu manter as minhas tarefas e responsabilidades em dia, não vou precisar ficar correndo de um lado para outro. E quando alguma coisa realmente atrasar por motivos externos, aí sim vamos pensar ‘Vou correr, mas é só dessa vez!’.

O que é proibido na Dieta Mental:

- consumir qualquer tipo de pensamento negativo
- qualquer tentativa de construir um auto-boicote mental
- remoer qualquer remorso ou rancor do passado
- focar nos problemas
- acordar pensando que a última coisa que eu quero fazer é levantar da cama
- fofocar sobre a vida alheia
- desejar mal para alguém (qualquer pessoa, por mais fdp que ela seja)
- pensar que não serei capaz de qualquer coisa

O que é obrigatório na Dieta Mental:

- consumir pensamentos agradáveis
- construir imagens mentais que tragam esperança
- projetar meus amores e carinhos para as pessoas ao meu redor
- focar nas soluções
- acordar de manhã esperando por um dia bacana
- escutar mais do que falar
- ajudar alguém que precise de ajuda
- pensar em novas possibilidades e caminhos


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: