sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia 119 – 3º Dia da II Dieta Mental

Lição do Dia: Parar o corpo para parar a mente

Minha terapeuta anda enchendo o meu saco, dizendo que eu preciso desacelerar a minha mente. Pois é, é a minha maldita cabeça que faz com que a maioria das coisas ruins aconteça comigo: espinhas, herpes, dor nas costas, ansiedade, dor de estômago, dor de barriga, insônia, mau humor, e hematomas... Sim, hematomas! Porque eu já sou naturalmente acelerada, e quando estou ansiosa dobro a minha velocidade e saio atropelando tudo à minha volta. E o problema é quando nesse tudo incluímos portas de vidro, mesas, balcões, cadeiras, batentes de porta, etc. Quando um hematoma começa a sarar já tem outro se formando, pareço criança! Haha!

Como minha mente estava meio impossível de ser controlada nos últimos tempos ela andava me sugerindo tentar uma mudança de fora para dentro. Ou seja: diminuir a velocidade do meu corpo e conseqüentemente, acalmar a minha mente! Para quem acha que isso é impossível, pensem nos benefício que a ioga e a meditação trazem. Quando ficamos quietinhas é bem mais fácil colocar a cabeça no lugar. Mas como é impossível conciliar a minha agenda atual com movimentos estáticos minha terapeuta me convenceu de que eu deveria tentar fazer as mesmas tarefas que eu faço, só que de maneira mais devagar, mais concentrada, prestando atenção em cada movimento meu.

É fácil tomar a decisão de que vamos diminuir o ritmo, mas levá-la para a prática aí já é uma outra história. Ainda mais porque no senso comum ‘diminuir o ritmo’ significa cortar tarefas, o que na grande maioria das vezes não é viável. Eu acho que antes de sairmos por aí cortando nossos compromissos devemos lembrar que a idéia é bem mais simples: prestar atenção em todos os detalhes de cada atividade que fazemos. Automaticamente nosso cérebro vai ter que parar de ficar nos atazanando e verificar se estamos fazendo tudo certinho. Chamam isso de meditação em ação, e os japoneses são ótimos nisso. Eles aprenderam há muitos séculos a buscar a perfeição de tudo o que fazem: do vestir o kimono ao servir o chá. E essa busca pela perfição exige calma, concentração e dedicação. Não dá para fazer isso se fizermos tudo correndo, não é? A idéia é focarmos na forma como fazemos as coisas e não no que estamos fazendo.

Acordar mais devagar, se arrumar mais devagar, tomar banho mais devagar, sair de casa mais devagar, e assim por diante. Nossa mente e nosso corpo estão intimamente conectados, quando desaceleramos o nosso corpo, automaticamente nossa mente desacelera também. E com isso nossa ansiedade cai para níveis absurdos de baixos.

Hoje a ordem do meu dia foi: concentre-se! Fiz as coisas tão devagar que me lembrei de respirar direitinho, de comer calmamente, de sorrir, de dar bom dia, de agradecer. Minha memória funcionou muito melhor hoje do que nos outros dias dessa semana, e eu inclusive parei de me bater. Haha!

Eu nunca imaginei a concentração que é necessária para fazer as coisas prestando atenção nos seus mínimos detalhes! Coisas tão simples como lavar o cabelo no banho, ou não abrir ao mesmo tempo mil abas do meu navegador de internet! Mas foi tão gostosa, mas tão boa mesmo, a sensação de que eu controlo totalmente o meu tempo, que tenho certeza que a partir de hoje vou pensar duas vezes antes de começar a fazer duas coisas ao mesmo tempo.

O que é proibido na Dieta Mental:

- consumir qualquer tipo de pensamento negativo
- qualquer tentativa de construir um auto-boicote mental
- remoer qualquer remorso ou rancor do passado
- focar nos problemas
- acordar pensando que a última coisa que eu quero fazer é levantar da cama
- fofocar sobre a vida alheia
- desejar mal para alguém (qualquer pessoa, por mais fdp que ela seja)
- pensar que não serei capaz de qualquer coisa

O que é obrigatório na Dieta Mental:

- consumir pensamentos agradáveis
- construir imagens mentais que tragam esperança
- projetar meus amores e carinhos para as pessoas ao meu redor
- focar nas soluções
- acordar de manhã esperando por um dia bacana
- escutar mais do que falar
- ajudar alguém que precise de ajuda
- pensar em novas possibilidades e caminhos


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: