sábado, 28 de maio de 2011

Dia 120 – 4º Dia da II Dieta Mental

Lição do Dia: Rir muito da vida.

Noite de sexta em São Paulo. Frio, vento e garoa. Tendência séria a ir correndo para casa, me enfiar debaixo do cobertor e emburrecer com programas de TV de qualidade duvidosa. Liguei para um amigo e pedi socorro: “Me ajuda, quero me entocar em plena sexta-feira!”. Ele me socorreu. Fomos ver um filme maravilhoso chamado ‘Um Novo Despertar’ que discute o problema da depressão. E tomamos duas taças de vinho tinto depois e rimos bastante enquanto ele me contava dos problemas que está tendo no amor.

Se tem uma coisa que eu adoro, é um cara que tem a habilidade de rir da própria vida amorosa. Isso é tão raro de se encontrar! Por algum motivo desconhecido as mulheres adoram comentar entre elas todos os momentos divertidos, humilhantes e as gafes que acontecem entre elas e seus parceiros. Já entre os homens... E ter a chance de escutar o lado deles dessas mesmas situações absurdas é um aprendizado e tanto. Eu fiquei com dor de barriga de tanto que eu ri das coisas que ele me contou! E fiquei chocada quando percebi que ele acha graça de todas as desgraças da vida, não só as da vida amorosa! Como isso é possível?

“Vero, se eu for levar todos os meus problemas a sério vou me tornar aquele cara amargo e reclamão, que se faz de vítima do destino e que ocupa as tardes dos meus amigos choramingando sobre tudo.”

E eu acordei essa manhã com ressaca de vinho e com essa conversa na cabeça. Tinha uma reunião marcada na hora do almoço (em pleno sabadão) e não estava com força nenhuma para levantar da cama. Resolvi então ligar para os meus colegas e convencê-los de fazer a reunião num restaurante bacaninha na Rua Augusta. Tive que usar todo o meu poder de persuasão para fazer isso. Meus colegas acham impossível conciliar trabalho com diversão, vida profissional com vida pessoal, assuntos sérios com boca cheia de bruschetta. Ri muito quando cheguei ao restaurante e vi que estavam todos trajando um ‘social esportivo’, e eu com meu uniforme jeans + regata + tênis.

Boa comida, boa bebida, questões importantes resolvidas! Ao final da reunião começamos a comentar sobre a dinâmica que envolve os famosos ‘primeiros encontros’. Uma colega que me parecia super séria, contou que fica fula da vida porque todos os caras que a chamam para sair sempre a levam para um boteco imundo pra tomar cerveja. ‘Tenho cara de pinguça?’ perguntou ela enquanto a gente se matava de rir. Um outro, recém chegado do Rio de Janeiro, disse que tem problemas sérios para chamar um mulher para sair em São Paulo por causa de seus problemas financeiros. ‘No Rio, mesmo sem dinheiro, chamava a garota para passear na praia. Aqui eu preciso buscá-la em casa de carro e levá-la para um restaurante sofisticado. Mas eu ando é de ônibus e só tenho dinheiro para pedir uma pizza!’.

Eu contei que, por causa da minha cara de menininha, muitos homens deixam de sair comigo achando que sou menor de idade. Uma vez, num primeiro encontro, eu e o cara fomos parados por policiais que achavam que eu estava sendo abusada! E a quantidade absurda de vezes que eu fui barrada na porta da balada e que garçons se recusaram a me servir bebida. Fora que isso me torna um para-raio de tarados!

É impressionante como apenas mudando o ambiente, as pessoas ficam tão mais próximas e confortáveis de abrir suas questões pessoais. O cenário era tão leve e descontraído que todos deixaram sua máscara profissional de lado e se juntaram para rir da própria vida!


O que é proibido na Dieta Mental:

- consumir qualquer tipo de pensamento negativo
- qualquer tentativa de construir um auto-boicote mental
- remoer qualquer remorso ou rancor do passado
- focar nos problemas
- acordar pensando que a última coisa que eu quero fazer é levantar da cama
- fofocar sobre a vida alheia
- desejar mal para alguém (qualquer pessoa, por mais fdp que ela seja)
- pensar que não serei capaz de qualquer coisa

O que é obrigatório na Dieta Mental:

- consumir pensamentos agradáveis
- construir imagens mentais que tragam esperança
- projetar meus amores e carinhos para as pessoas ao meu redor
- focar nas soluções
- acordar de manhã esperando por um dia bacana
- escutar mais do que falar
- ajudar alguém que precise de ajuda
- pensar em novas possibilidades e caminhos


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: