quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia 118 – 2º Dia da II Dieta Mental

Lição do Dia: Sendo responsavelmente irresponsável

Decidi que iria tirar a manhã de folga. Escolhi hoje porque já praticamente fechei a matéria que teria aula de manhã, e não havia faltado nenhuma vez desde o começo do ano. Além disso, já havia combinado com a minha chefe que nessa semana eu iria chegar mais tarde em um dos dias por causa da quantidade de horas extras. Ontem à noite eu já havia deixado toda a leitura e os trabalhos em dia, todas as contas estavam pagas, tinha me alimentado direitinho e feito minhas rotinas de saúde. Deixei tudo prontinho para uma manhã inteira de ócio!

Sábia decisão! Consegui fazer coisas que eu não fazia há tempos: tomar um banho mega demorado, comer chocolate de manhazinha e escutar um programa de flash back no rádio! Dormi até mais tarde, vi reprises de programas antigos na TV, dancei muito escutando músicas da minha adolescência, cuidei da pele e do cabelo. E comi pizza na hora do almoço!

Também fiz uma coisa absolutamente inédita: fui de carro para o trabalho! Sim, porque eu sou uma grande defensora do transporte público, e eu trabalho tão perto de casa que chego muito mais rápido de ônibus do que pegando o trânsito caótico da hora do almoço. São apenas 4 pontos de ônibus de distância e de carro eu demoro mais de 40 minutos (São Paulo!). Mas fiz isso porque me dei o direito de ir escutando música, sentadinha, no quentinho do aquecedor.

Desde muito nova eu sempre fui responsável apenas na medida certa. Na escola eu sempre ficava no limite de faltas, mas sempre tirava 10 nas provas. Saia todas as tardes para passear, mas mantinha minhas obrigações familiares e domésticas em dia. Comecei a trabalhar com 16 anos, e mesmo assim saia todos os finais de semana com os amigos. Me lembro até hoje quando eu decidi que iria viajar algumas semana antes do vestibular. Viajei mesmo deixando meus pais à beira da histeria, voltei, fiz a prova e passei na minha primeira faculdade. Nos meus empregos sempre fui considerada a funcionária modelo, mas eu chegava todos os dias (ênfase no todos) atrasada. Porque para mim produtividade está acima de pontualidade.

E então percebi que me transformei naquela adulta chata que eu nunca quis ser. Aquela mulher que coloca todas as responsabilidades acima da diversão. Que está sempre estressada, com um milhão de coisas para fazer, problemas para resolver, trabalho atrasado para entregar. Vi que deixar a minha vida girar em torno dos meus compromissos só vai me trazer mais estresse e não mais resultados. Gente, até o ano passado eu fazia isso tão bem, e aí minha rotina virou essa loucura! Agora se penso em ser um tiquinho irresponsável já me vem aquele enorme peso na consciência, me sinto culpada, me puno, me sinto mal. Porque raios eu tenho que ficar com a consciência pesada por simplesmente dar um tempo em todas as minhas tarefas? Se eu acredito que eu mereço essa recompensa, então eu mereço e ponto!

Hoje eu decidi que vou recuperar aquela Vero adolescente e trazer mais diversão para a minha vida. Entre almoçar com calma e chegar atrasada no trabalho, eu vou me atrasar. Entre dormir menos e sair para tomar um vinho com meus amigos, eu opto pelo vinho. Adulta chata saia desse corpo agora que ele não te pertence!

Não podemos ficar vidrados nas responsabilidades o tempo inteiro, nos cobrando mais do que nossos pais fariam, também não podemos ficar de saco cheio de tudo, e nos trancar no quarto o dia inteiro. Se eu conseguir manter esse equilíbrio entre a responsabilidade e a diversão, a coisa vai longe. O resultado foi tão positivo que já fique pensando: ‘Quando vou organizar outro break desse para mim?’.

O que é proibido na Dieta Mental:

- consumir qualquer tipo de pensamento negativo
- qualquer tentativa de construir um auto-boicote mental
- remoer qualquer remorso ou rancor do passado
- focar nos problemas
- acordar pensando que a última coisa que eu quero fazer é levantar da cama
- fofocar sobre a vida alheia
- desejar mal para alguém (qualquer pessoa, por mais fdp que ela seja)
- pensar que não serei capaz de qualquer coisa

O que é obrigatório na Dieta Mental:

- consumir pensamentos agradáveis
- construir imagens mentais que tragam esperança
- projetar meus amores e carinhos para as pessoas ao meu redor
- focar nas soluções
- acordar de manhã esperando por um dia bacana
- escutar mais do que falar
- ajudar alguém que precise de ajuda
- pensar em novas possibilidades e caminhos


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: