domingo, 5 de dezembro de 2010

Dia 70 – Crise de stress?

Capítulo 9 – A volta ao lar: O retorno ao próprio Self

Conto: Pele de Foca, Pele da Alma
(Link para a história completa no menu à direita)

A demora excessiva

“Nesse conto, a mulher-foca resseca por ter-se demorado demais. Suas aflições são as mesmas que experimentamos quando ficamos além do tempo. A sua pele se resseca. A nossa pele é o nosso órgão dos sentidos mais extenso. Ela nos diz quando estamos com frio, com calor, quando estamos entusiasmadas, quando estamos com medo. Quando a mulher passa tempo demais longe de casa, sua capacidade de perceber como está se sentindo a respeito de si mesma e de todas as outras coisas começa a secar e a rachar. Como não está percebendo o que é demais, nem o que é insuficiente, ela simplesmente ultrapassa seus próprios limites.”

Clarissa nos conta que quando a mulher está nesse estado se diz que ela está ‘amamentando a ninhada morta’. Pesada essa imagem não é? Mas muito verdadeira. Quando estamos cegas e ressecadas, no auge de uma crise de stress, permanecemos alimentando coisas que não vão mais crescer nem viver. Alimentamos idéias e sonhos que já estão mortos, investimos em amores e relacionamentos que não têm mais vida, deixamos nossa vida ser regida por deveres e exigências que não trazem mais prazer, nos esgotamos para cumprir responsabilidades que não vão nos realizar.

É o tipo de situação que fica mais evidente a já comentada ‘Fome da Alma’. Nossa alma esta morrendo de fome, e do que? Fome de uma vida nova e de novas oportunidades que nos façam avançar. Fome de um estado de espírito que não nos faça sentir mais melancolia, angústia, desolação, nem desconforto. Fome de uma liberdade absoluta! E quanto mais tempo demorarmos para fazer essa volta, mais esmagadora vai ficar essa fome, mais anêmica vai ficar nossa alma.

“No entanto, a mulher continua sua rotina diária, com ar submisso, agindo como se sentisse culpada ou superior aos outros. "É, é, eu sei", dizem elas. "Eu devia, mas, mas, mas..." São esses "mas" na sua fala que denunciam inegavelmente que elas se atrasaram.”

Eu tenho uma amiga que há uns 10 anos descobriu sua paixão pelas artes plásticas. O problema é que ela já tinha construído uma carreira inteira numa área completamente oposta, e se recusava a abandoná-la por causa de todo o investimento de tempo e dinheiro que havia feito. Toda vez que a gente se encontrava lá vinha ela ‘Ah, como eu queria...’, ‘Ah, como eu seria feliz!’. Depois de escutar essa ladainha durante anos eu perguntei para ela porque diabos ela não começava a trabalhar com o que gostava! E ela, vendo que realmente não havia explicação pertinente começou a se dar prazos: ‘quando eu acabar a pós’, ‘quando acabar meu curso de francês’, ‘quando eu acabar o doutorado’, ‘quando eu tiver mais tempo e mais dinheiro’. Meu Deus, há anos eu escuto essa amiga adiar a sua própria felicidade sem nenhum motivo válido para isso! Como uma mulher se recusa a adiar seus compromissos, e se permite adiar a sua liberdade?

“Portanto, mulheres que estão cansadas, que estão temporariamente cheias do mundo, que têm medo de tirar uma folga, têm medo de parar, acordem imediatamente! Cubram com um cobertor o gongo estridente que não pára de pedir que vocês ajudem aqui, ajudem ali, ajudem mais acolá. Ele ainda estará ali para que você lhe retire o cobertor, se assim desejar, quando estiver de volta. Se não voltamos para casa quando chega a hora, deixamos de ver com nitidez. Encontrar nossa pele, vesti-la, ajeitá-la bem, voltar para casa, tudo isso nos ajuda a ser mais eficazes quando estivermos de volta.”


Lição do Dia: reavaliando minhas crises de stress. Foi stress mesmo?

Pendências: começando a organizar a minha festinha do dia 24 de dezembro.

Leia o conto Pele de Foca, Pele da Alma completo:  http://querocorrercomoslobos.blogspot.com/p/pele-de-foca-pele-da-alma.html   

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Um comentário:

Amélie Poulain disse...

Nossa, amamentei ninhadas mortas por tanto tempo em minha vida...e ai resolvi mudar tudo! Revirar de pernas par ao ar...e passei do ponto...somente este ano consegui colocar a maior parte dos meus sentimentos em ordem....mas cada dia ainda é uma vitória e uma lição!!

Beijos!!