quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dia 74 – Ah! A madrugada...

Capítulo 9 – A volta ao lar: O retorno ao próprio Self

Conto: Pele de Foca, Pele da Alma
(Link para a história completa no menu à direita)

A prática da solidão voluntária

Ah! A madrugada... Meu horário predileto do dia, o melhor momento para ficar sozinha, completamente isolada do mundo, apenas curtindo a minha própria companhia. Não é a primeira vez que comento sobre as madrugadas. Já havia dito aqui antes que a única forma de eu conseguir recarregar as minhas baterias é na escuridão noturna. E quando eu digo completa solidão, não conta alguém acordado no quarto ao lado, não. Preciso de paz total, de silencio quase absoluto, de nenhuma responsabilidade nem tarefa a cumprir. Preciso de luzes baixas, de temperatura amena, de vento gelado entrando pela janela. E quando isso é possível numa cidade que nem São Paulo? Apenas de madrugada!

“Para ter esse intercâmbio com o feminino selvagem, a mulher precisa deixar temporariamente o mundo, colocando-se num estado de solidão — aloneness — no sentido mais antigo do termo. Antigamente, a palavra alone (só) era tratada como duas palavras, all one. Estar all one significava estar inteiramente em si, em sua unidade, quer essencial quer temporariamente. É esse exatamente o objetivo da solidão, o de estar inteiramente em si.”

Eu descobri o efeito terapêutico que as madrugadas têm quando estava na época da minha primeira faculdade. Percebi que eu conseguia render quase 4 vezes mais estudando de madrugada do que durante a tarde e a noite inteiras. Esperava a última luz dentro da minha casa apagar para abrir os livros. Deixava uma música ambiente, só uma luminária acessa e começava os estudos. Depois de um tempo comecei a reparar que eu não apenas estudava nesses momentos, eu viajava também: eu sonhava acordada! E pensava na minha vida, nos meus problemas. Comecei a ter insights maravilhosos! Resolvia questões, descobria outras, achava saídas. Uma nova onda de energia circulava pelo meu corpo depois desse ‘retiro’: eu me senti renovada, estimulada, descansada. Era o meu momento de conexão com o meu self.

Hoje em dia ainda continuo com a prática de passar as madrugadas comigo mesma, pelo menos um pouquinho todos os dias. Como antes, ainda espero a última luz apagar, e quando as 4 horas da manhã se aproximam, é quando começo a conversar comigo mesma. Sem palavras, sem grandes movimentos, apenas um conexão espiritual com o lado mais profundo no meu ser.

“Num tal estado de solidão, podemos agir assim, pois é nesse período que direcionamos todos os aspectos do self para um ponto situado no tempo, e pesquisamos, perguntamos, querendo descobrir o que eles/nós/a alma desejam neste exato instante e realizando esse desejo se possível. Desse modo, fazemos sondagens vitais sobre nossas condições atuais. Há muitos aspectos da nossa vida que devemos avaliar com constância: o ambiente, o trabalho, a vida criativa, a família, o parceiro, os filhos, mãe/pai, a sexualidade, a vida espiritual e assim por diante. O padrão usado para a avaliação é simples. O que precisa menos? O que precisa mais? Estamos perguntando a partir do self instintivo, não em termos lógicos, não em termos de ego, mas segundo a mulher selvagem, que trabalho, que acertos, quais aparas ou quais realces precisam ser executados. Será que estamos na trajetória certa no espírito e na alma? A nossa vida interior está aparecendo? O que está precisando de reforço, de proteção, de lastro ou de pesos? O que está precisando ser eliminado, transposto ou modificado?”

Então acho que a lição do dia é exatamente essa! Se você ainda não conseguiu encontrar um espaço e um momento, está na hora de se isolar voluntariamente para entrar em contato com o seu próprio self. Se você já encontrou esse espaço, que tal pensar numa forma de entrar em contato com ele a qualquer hora e em qualquer lugar?


Lição do Dia: pensando em como trazer esse momento para a minha rotina diária.

Pendências: pensando na minha noite de ‘não-natal’. Explico depois...

Leia o conto Pele de Foca, Pele da Alma completo:  http://querocorrercomoslobos.blogspot.com/p/pele-de-foca-pele-da-alma.html   

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: