terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dia 79 – Eu não vou...

Capítulo 10 – As águas claras: O sustento da vida criativa

Contos: La Llorona, A Menininha dos Fósforos e Os três Cabelos de Ouro
(Link para as três histórias completas no menu à direita)

O rio em chamas

“Complexos psicológicos negativos se erguem e questionam seu valor, sua intenção, sua sinceridade e seu talento. Eles também lhe enviam mensagens no sentido de afirmar inequivocamente que você deve trabalhar para "ganhar a vida", fazendo coisas que a deixam exausta, que não lhe permitem nenhum tempo para criar, que destroem sua vontade de imaginar. Alguns dos castigos e das sabotagens preferidos dos complexos malévolos perpetrados contra a criatividade das mulheres giram em torno da promessa feita ao self da alma de que terá "tempo para criar" em algum ponto no futuro remoto.”

Nossa, e como os nossos complexos psicológicos negativos nos torturam não é? Percebo agora que há anos eu tenho acreditado em suas mensagens. Não é uma loucura que eu não permita que ninguém ao meu redor julgue os meus sonhos, mas permito que o complexo negativo dentro da minha psique o faça?

No final desse ano eu comecei a estudar um pouco mais sobre a PNL (Programação Neuro Lingüística) que estuda os resultados na nossa vida prática de mudanças no padrão dos nossos pensamentos. A lógica é simples: pensamentos geram sentimentos, sentimentos geram comportamentos, comportamentos geram ações, ações geram resultados. A maior parte das pessoas empaca exatamente na fase dos pensamentos. Se escutarmos os complexos negativos de nossa psique vamos gerar sentimentos ruins de impotência e falta de capacidade, que vão nos fazer auto-boicotar nossas ações e gerar resultados que não queremos.

A primeira vez que escutei sobre isso pensei ‘Nossa, mas é óbvio! É só mentalizar nas coisas que quero parar de fazer!’. Mas de nada adiantou... Porque?

Um dos exercícios mais básicos da PNL nos mostra qual o grande problema das frases negativas: nos sempre fazemos o que nos dizem para não fazer. Exemplo:

Não pense num urso polar!!!

Automaticamente pensamos num urso polar. Nosso cérebro não entende o não no começo da frase, então fazemos exatamente o contrário do que falamos. Por muito tempo eu tentei variadas técnicas de mudança de pensamento e todas deram errado. Eu ficava repetindo mentalmente: ‘não vou focar nos problemas’, e focava cada vez mais nos problemas, ‘eu não vou ficar triste’, e automaticamente eu me lembrava de porque estava triste e ficava triste de novo.

Então eu comecei a entender que eu deveria formular essas ordens mentais de uma forma diferente: transformá-las em frases positivas de afirmação. Vou contar para vocês como estou destruindo algumas mensagens do meu complexo negativo:

Enquanto você não tiver um diploma ninguém vai te dar valor (complexo negativo)
Eu não vou acreditar que meu valor se reduz a um diploma (foco no diploma)
Meu aprendizado é o que tem mais valor (foco no aprendizado)

Você nunca vai ganhar dinheiro porque seu currículo é todo retalhado (complexo negativo)
Eu não vou subestimar o meu currículo (foco no currículo)
Meu currículo conta a minha história e eu tenho orgulho dela! (foco na minha história)

Primeiro compre o seu apartamento, depois faça o que gosta (complexo negativo)
Eu não considero a compra de um apartamento uma meta (foco na compra do imóvel)
Minha meta são as experiências de vida (foco nas experiências de vida)

Você é irresponsável (complexo negativo)
Eu não sou responsável com o que não faz sentido para mim (foco em não ser responsável)
Eu sou responsável com o que acredito (foco em ser responsável)

Você não é uma pessoa criativa (complexo negativo)
Eu só não sou criativa com a artes (foco em não ser criativa)
Eu sou criativa na resolução de problemas (foco em ser criativa)

Pare de sonhar e comece a juntar dinheiro (complexo negativo)
Eu não vou focar no dinheiro (foco no dinheiro)
Dinheiro para mim é conseqüência de um trabalho bem feito (foco no trabalho)

Embora ainda não esteja vendo resultados concretos (porque afinal eles não caem do céu apenas com a boa vontade) já estou sentindo um grande alívio emocional. Ainda não consegui modificar 100% dos meus comportamentos e ações, mas já estou sentindo uma paz crescer dentro de mim na medida em que os complexos negativos perdem a sua força.

“Pode acontecer que as vozes sussurrem, "Só se você terminar o doutorado, sua obra será decente. Só se você for elogiada pela rainha; só se você receber o prêmio tal, só se sua obra sair na revista tal, só se, só se, só se." Essa atitude de condicionar o impulso criativo equivale a entupir a alma com alimentos que não nutrem. Uma coisa é receber qualquer tipo de comida, outra bem diferente é ser realmente nutrida. Com enorme freqüência, a lógica do complexo é extremamente falha, muito embora ele tente convencê-la do contrário.”

“No processo de criação envenenado ou paralisado, a mulher oferece ao belo self da alma "comida de mentirinha". Ela tenta ignorar a condição do espírito. Assim, ela consegue freqüentar um "seminariozinho" aqui, um "cursinho" ali, arranja um "tempinho" para ler mais adiante. Mas, no final das contas, falta a substância. A mulher não está enganando ninguém a não ser a si mesma.”


Lição do Dia: destruição em massa dos complexos negativos

Pendências: separando o meu foco de verdade do foco dos meus complexos negativos.

Leia os três contos: La Llorona, A Menininha dos Fósforos e Os três Cabelos de Ouro: http://querocorrercomoslobos.blogspot.com/p/os-tres-contos-la-llorona-menininha-dos.html

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

2 comentários:

Amélie Poulain disse...

Amei isso Vero!!!
Eu pensava que fazia o certo, mas meu foco ainda era no problema!
Ver explicado tão na pratica assim, me fez repensar tudo! E buscar a ação!!

Obrigada!!!!

Beijocas!

Thianne disse...

Olá, Vero,

Parabéns pelo blog! O livro Mulheres que correm com os lobos é um dos que ficam na minha cabeceira!

Convido você a conhecer meu blog: www.experimentemeditar.blogspot.com, esta é a grande ferramenta que encontrei para silenciar a mente e os complexos negativos e incutir a tudo de positivo para a vida!

Amor e alegria!!!

Thianne