terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dia 10 – Colocando ordem na casa

Capítulo 3 – Farejando os fatos: O resgate da intuição como iniciação

Conto: Vasalisa.
(Link para a história completa no menu à direita)

A quinta tarefa – Servir o não-racional

“As tarefas psíquicas desse período de aprendizado são as seguintes: ficar com a Deusa Megera; aclimatar-se às imensas forças selvagens da psique feminina. Chegar a reconhecer o poder dela (o seu poder) e os poderes das purificações interiores; limpar, escolher, alimentar, criar energia e idéias.”

“No conto de fadas, ela ensina a Vasalisa como cuidar da casa psíquica do feminino selavagem”

Lavar as roupas: “repor em boas condições aquilo que perdeu a forma com o desgaste. As roupas são como nós, que nos desgastamos cada vez mais até que nossas idéias e valores ficam frouxos com o passar do tempo. A renovação, a revivificação, ocorre na água, na redescoberta daquilo que realmente consideramos verdadeiro, daquilo que realmente consideramos sagrado”.

Que características importantes eu tinha quando mais nova que perdi com o passar do tempo? Eu era mais criativa, mais desejosa, mais forte, mais correta, mais persistente, mais determinada? Essas características precisam ser renovadas? Quais as “sujeiras” que foram impregnando minha personalidade? Esse medo, essa insegurança, esse pessimismo e essa mágoa são minhas, ou são restos que se acumularam com o tempo? E a mais importante: as personas da Vero que os outros conhecem ainda têm muito em comum comigo mesma, ou tomaram vida própria?

Varrer o casebre e o quintal: “A mulher Sábia mantém seu ambiente psíquico organizado. Ela consegue isso mantendo a cabeça limpa, mantendo um local limpo para seu trabalho e se dedicando a completar suas idéias e projetos. Para muitas mulheres, essa tarefa exige que elas separem todos os dias algum tempo para a comtemplação, que abram espaço para habitar que seja nitidamente seu, (...), liberdades que se destinam apenas a esse trabalho.

Eu nunca separei para mim um espaço próprio onde fosse cuidar dos meus projetos e das minhas idéias. Hora de separar um tempo todo os dias para cuidar de mim, das minhas idéias, organizar minhas coisas, limpar meus espaços. Mas não fazer essa limpeza como obrigação doméstica, e sim, para preparar o terreno para completar meus planos. Questão de habito.

Cozinhar para Baba Yaga: “Em primeiro lugar para cozinhar se acende o fogo – a mulher precisa estar disposta a arder, arder de paixão, arder com palavras, com as idéias, com o desejo por não importa o quê que ela realmente aprecie. É de fato essa paixão que provoca o cozimento, e as idéias significantes da mulher são o alimento que é preparado.”

Eu: é essencial que eu renove as paixões da minha vida. Quantos interesses eu tenho que nunca receberam um investimento psíquico da minha parte? Voltar a fazer todas as coisas do dia-a-dia com paixão, lembrar de sentir o tesão da vida em cada momento meu. Cozinhar novas coisas, novos rumos, minha arte, meu trabalho, é assim que eu vou achar a minha vocação. “Sem o fogo, nossas grandes idéias, nossos pensamentos originais, nossos anseios e desejos continuam crus, e todo mundo se sente frustrado.” Esta na hora de acabar com essa frustração!

“Os ciclos das mulheres de acordo com as tarefas da Vasalisa são os seguintes: limpar nosso pensamento, renovando nossos valores com regularidade; eliminar da nossa psique as insignificâncias, varrê-las, purificar nossos estados de pensamento e sentimento com regularidade. Acender a fogueira criativa e cozinhar idéias num ritmo sistemático e especialmente cozinhar muito para alimentar o relacionamento entre nós mesmos e a natureza selvagem.”
Essa é umas das minhas partes preferidas da história de Vasalisa. Toda vez que leio me vem uma força das entranhas para cuidar de mim! Vamos cuidar, limpar e organizar de tudo gente! Nossos pensamentos, nossos sentimentos, nosso ambiente, nossas idéias, nossos planos. Vamos deixar de lado toda a sujeira, tudo o que está datado, tudo o que não importa mais, tudo o que nos faz mal: tudo o que atrasa nosso relacionamento com nossa força selvagem e nossa dedicação com nossa felicidade!

Lição do Dia: limpando a bagunça do ambiente psíquico.

Pendências: limpando a bagunça e a sujeira dos meus ambientes de trabalho.

Leia o conto 'Vasalisa' completo: http://querocorrercomoslobos.blogspot.com/p/vasalisa.html

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

2 comentários:

Carla Farinazzi disse...

Vero, uma pergunta mega importante que você se fez:"Que características importantes eu tinha quando mais nova que perdi com o passar do tempo?" Foi exatamente nesse ponto que me reencontrei. Porque, a característica mais importante que eu tinha, e aliás, na minha opinião, é ainda, é a coragem. Quando jovens, geralmente somos corajosos... Mas manter a coragem viva, como uma força que nos impulsiona e nos mantém, isso é outra história. Para mim foi fundamental recobrar a minha coragem, redescobrir-me, ainda, corajosa. E poder ser fiel a essa coragem, afinal, ela nunca me decepcionou. Desde que me lembro: quando tive coragem, tive o mundo. Quando ela me faltou, não tive mais nada.

Beijos, e obrigada. Você parece uma amiga antiga... Parece que a conheço de há muito...

Carla

Verônica disse...

Concordo plenamente com o que você disse sobre a coragem. É inacreditável que naturalmente os jovens deveriam ter mais medo do mundo do que nós! E o que eu mais vejo são adultos experientes que perderam sua coragem em alguma esquina da vida...
Beijos!