terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Balanço de 2010

Eu gosto de esperar passar o formigamento da alma que me acomete durante a época das festas para fazer um balanço do ano que já passou. Faço isso porque costumo ser influenciada pela energia circundante de ‘metas de ano novo’ e quando vejo já estou saindo por aí fazendo mil listinhas de coisas que quero mudar e que, convenhamos, são muito óbvias... Ah, eu quero cuidar do meu peso, passar os cremes direitinho, comer melhor, fazer exercícios físicos, mudar de emprego, ganhar mais dinheiro... Mas vamos lá, quem não quer?

Então decidi que dessa vez não vou ficar colocando metas de ano novo no papel, mas sim, vou fazer um balanço real de coisas que aprendi neste ano, e das coisas que percebi que preciso realmente mudar para ter uma vida com mais qualidade.

Em 2010:

Eu percebi que ter autonomia e independência são as duas coisas mais importantes no mundo para mim. Se não me sinto livre e dona do meu próprio nariz as chances de ter um momento ‘corra lola, corra’ são gigantes. Deixar a anteninha ligada para perceber quais circunstâncias me fazem ter a sensação de perda de liberdade me ajudou muito a fugir de pessoas e situações que me machucam, me acuam ou me deixam claustrofóbica.

Eu aprendi que sou uma das pessoas mais racionais e lógicas que já conheci, mas que, por algum motivo ainda desconhecido, quando estou sob tensão ou pressão, minhas atitudes e decisões são parecidas com as de um animal em cativeiro. Ou seja: eu não sou uma boa ‘decididora’ quando minhas emoções estão afloradas. Tenho que ficar de olho nisso para não deixar que um momento extremamente emocional prejudique o restante da minha vida.

Eu entendi que ter qualidade de vida é muito mais importante para mim do que procurar por segurança e estabilidade. Mesmo estando na contramão do mundo, não posso mais ignorar este fato se eu quiser buscar a minha plena realização. Já sei de antemão que se eu for perder qualidade de vida, uma oportunidade que parece ótima provavelmente vai ser abandonada no meio do caminho...

Eu descobri que é possível aliar duas coisas que antes me pareciam antagônicas: experiências diversas e planejamento de metas. Com suporte adequado é possível planejar uma vida dinâmica, na qual vou poder experimentar coisas novas o tempo inteiro, enquanto fico um passo mais próxima dos meus objetivos.

Eu aceitei que tenho uma carência crônica de cuidados e que um passo para vencer esse constante buraco na minha alma é eu mesma cuidar de mim! Aceitei o fato de que preciso me transformar numa mãe para cuidar de mim mesma.

Eu avaliei a minha trajetória de vida e descobri que existe um padrão acontecendo há tempos: o meu pavor da tal “estabilidade claustrofóbica” me fez auto-boicotar todos os meus planos. Como concretizar meus projetos sem me estabilizar? Ainda procuro uma boa solução.

Eu encarei o fato de que não tenho um bom senso de oportunidade. Não consigo rastrear boas oportunidades e não percebo as que são becos sem saída. Como melhorar isso?

Nada como uma boa análise interior para fechar o calendário não é? Vamos então continuar com o nosso trabalho! Estou grata por 2010 e que venha 2011!

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: