Nesse começo do ano aprendi uma palavra nova, que anda pairando pelos meus pensamentos diariamente: resiliência. Vocês conhecem? Vou usar algumas informações que tirei da Wikipédia (sempre ela!) para compartilhar com vocês.
Na Física resiliência é uma propriedade de alguns materiais de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem correr ruptura. Ou seja, é a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido tensão.
Já na psicologia, resiliência é a característica de quem consegue passar pelas adversidades da vida, se adaptando e evoluindo positivamente diante dessas situações. É a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, etc. - sem entrar em surto psicológico. Ela aparece quando alguém se depara com um contexto de tomada de decisão entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.
Foi feito uma pesquisa sobre as pessoas que possuem essa qualidade e identificaram 7 fatores necessários para alguém ter resiliência. Vamos a elas:
- Administração das emoções: manter-se sereno diante de uma situação de estresse.
- Controle dos impulsos: a aprendizagem de não se levar impulsivamente.
- Otimismo: investimento contínuo na esperança e, por isso mesmo, na convicção da capacidade de controlar o destino da vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das suas mãos.
- Empatia: capacidade que o ser humano tem de compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos).
- Análise do Ambiente: identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presentes no ambiente.
- Auto Eficácia: é a crença que alguém tem de que resolverá seus próprios problemas por meio dos recursos que encontra em si mesmo.
- Alcance de Pessoas: é a capacidade de se conectar a outras pessoas com a finalidade de viabilizar a formação de fortes redes de apoio.
Foi em torno do treino e desenvolvimento dessas características que eu defini meus objetivos para esse ano. Quero chegar em dezembro de 2011 uma pessoa com muito mais resiliência do que tenho hoje.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário