terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dia 95 – Mudança de comportamento II

Alguém se lembra do texto que escrevi aqui com o título Dia 20 - Quebrando o ciclo do auto-boicote? http://tinyurl.com/6kbcxta

Naquele dia eu estava contando para vocês sobre uma técnica muito bacana que aprendi para quebrar o ciclo do auto-boicote. Resumidamente a técnica te obriga a escolher 5 mudanças de hábito ou comportamento que você deseja realizar e que irá se comprometer a cumprir num determinado período de tempo. Essas mudanças não podem ser escolhidas aleatoriamente. Você deve pensar em tudo, absolutamente tudo o quer mudar na sua vida, e escolher: 2 mudanças que considera difíceis de serem feitas, 1 mudança que considera de dificuldade média, e 2 mudanças fáceis.

A minha listinha no ano passado foi:

Mudanças Difíceis:
- Comer melhor
- Acordar mais cedo

Mudança Média:
- Organizar as minhas finanças

Mudanças Fáceis:
- Começar a estudar
- Cuidar da pele

Os resultados: fico muito orgulhosa ao perceber que estudar diariamente e cuidar da pele duas vezes ao dia já fazem parte do meu dia-a-dia. Viraram hábitos tão naturais que sinto falta deles quando por algum motivo não posso realizá-los. Mas, essas foram as mudanças que eu mesma já havia considerado fáceis, não é mesmo?

Bom, eu realmente consegui ter uma organização das minhas finanças que beira o excelente! Ainda atraso uma conta aqui e outra acolá, mais por falta de dinheiro mesmo do que por desorganização. Hoje consigo dizer com os centavos o quanto ganho, o quanto gasto e o quanto eu consideraria ideal ganhar para estar com a vida financeira mais confortável.

E as mudanças difíceis? Gente, não consegui fazer nenhuma! Feio, feio, feio. Eu fiz essa lista em outubro de 2010 e não havia considerado a lista quitada por causa das malditas mudanças difíceis. Então, resolvi fazer uma nova listinha, mantendo as duas mudanças que eu não consegui concretizar e adicionar novas. Para não me perder no processo de novo, vou me dar o prazo até o final de Março para completá-la.

As mudanças que quero realizar no mês de Março são:

Mudanças Difíceis:
- Comer melhor
- Acordar no horário

Mudança Média:
- Aprender a cozinhar

Mudanças Fáceis:
- Não atrasar para os meus compromissos
- Começar a economizar dinheiro, um pouquinho toda semana.

Essas mudanças precisam ser pensadas e colocadas em prática todos os dias. Focar em cada um desses cinco pontos quando acordar, durante o meu dia, e ir dormir apenas quando eu terminar as tarefas diárias.

Foco, concentração e mudança de comportamento!

Lição do Dia: exercitando meu foco.

Pendências: acho que está na hora de mais um check up médico.

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: