sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dia 91 – Vocabulário

Hoje eu estava repassando alguns textos que escrevi aqui e percebi que diversas vezes vou no embalo da Clarissa e uso algumas palavras muito específicas da psicologia. Então caiu a minha ficha de que muitas pessoas que passam por aqui podem não ter tanto conhecimento do vocabulário da psicologia como eu, e isso pode tornar meus comentários um pouco enfadonhos de serem acompanhados.

É um tal de ego, alma, psique pra lá, e animus, arquétipo, subconsciente pra lá, que parece mais que eu estou escrevendo uma tese e não um blog, hehehe! Então hoje resolvi fazer uma espécie de índice com as principais expressões que são usadas no livro e por mim, e o que elas significam em linguagem simples e direta.

Todas as explicações eu tirei e resumi da Wikipédia. Vamos lá:

Psique: o conceito para o self ("si-mesmo”), abrange as idéias de alma e mente.

Arquétipos: são os modelos inatos que servem de matriz para o desenvolvimento da psique. São eles: a persona, a anima, o animus e a sombra.

Persona: função psíquica relacional voltada ao mundo externo, na busca de adaptação social.

- Auto Estima: sentir seu valor como uma pessoa única

- Superego: razão

Sombras: nosso ego mais sombrio, a parte animalesca da personalidade humana.

- ID: instinto e impulsos

- Instinto: impulsos fisiológicos percebidos pelos sentidos.

- Ego: busca da satisfação pessoal

Sonhos: realização dos desejos e equilíbrio por meio da compensação.

Sizígia: se refere aos opostos masculino-feminino na psique:

- Animus: é a personificação do aspecto masculino na mulher.

- Anima: é a personificação do aspecto feminino no homem.

É claro que não querendo transformar esse blog num artigo de psicologia, resumi para conceitos bem básicos mas bons o suficientes para continuarmos com a nossa leitura. Se algum dos meus leitores for da área e discordar de mim, por favor me mande um e-mail!

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: