sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dia 86 – 7º dia da Dieta Mental

Último dia da Dieta mental: relato da histeria do meu sistema de alarme, vulgarmente conhecido como auto-boicote, e a minha surpresa ao descobrir que a determinação dele beira à loucura. Mas até aí, a minha também.

Sistema: Pois é, quem diria, contra todas as estatísticas você entrou na faculdade...
Vero: Pois é, entrei! Não é que sou mais capaz do que imaginava?

Sistema: Bom não era nada mais do que a sua obrigação. Afinal, essa é o que? A quarta faculdade que você começa, não é mesmo?
Vero: Sim, e dessa vez eu tenho uma determinação que eu não tinha antes. Nunca me senti tão pronta para lutar pelo meu diploma!

Sistema: E se você odiar o curso?
Vero: Isso é improvável.

Sistema: Improvável, mas possível.
Vero: Se eu for lidar com a possibilidade de que tudo de ruim no mundo pode acontecer, eu nem sairia de casa.

Sistema: Você acha que já está tão melhor assim?
Vero: Acho que melhorei bastante, e pretendo continuar na terapia.

Sistema: E se perceber que esse curso não vai mudar nada na sua vida?
Vero: È claro que vai, vou ter conquistado mais um objetivo pessoal.

Sistema: Você sabe que será de longe a aluna mais velha do curso, não sabe?
Vero: É isso que me faz estar mais apta para terminá-lo!

Sistema: Se imagine agora numa sala cheia de crianças de 17 anos.
Vero: Imagine o suporte que posso dar para que eles.

Sistema: Você já soa como velha!
Vero: Bom, já estou passando creme anti-sinais não é mesmo?

Sistema: Você trabalha mais de 10 horas por dia, com que tempo vai se dedicar aos estudos?
Vero: Com o tempo que antes eu me dedicava à minha vida social, com o tempo que eu desperdiçava como um zumbi na frente da TV, com o tempo que eu tinha para cuidar da vida pessoal dos meus chefes.

Sistema: Vero, seja realista, você trabalha demais, costuma dormir de madrugada, sua aula não vai começar às 8hs da manhã?
Vero: Bom, no começo a adrenalina vai me fazer ficar de pé. Depois, quando as aulas deixarem de ser novidade, a cafeína vai. Em um, dois meses no máximo, meu relógio biológico já vai estar na linha.

Sistema: Haha, você acordando às 7hs da manhã! Não foi exatamente essa a vida que você sempre disse que nunca iria ter?
Vero: Quatro anos passam voando, eu sei disso melhor que ninguém. Quando eu piscar, já vou estar terminando.

Sistema: Sim, vai estar terminando quando estiver entrando na menopausa!
Vero: Filhos ainda não fazem parte dos meus planos, um diploma faz.

Sistema: Espere até seu relógio biológico entrar em histeria!
Vero: Minha mãe teve os filhos durante a faculdade, ela hoje tem 3 diplomas. Não é impossível! E olha que naquela época para uma mulher isso sim era improvável!

Sistema: Você vive de um salário tão baixo quanto de uma estagiária, já parou para pensar que seus gastos vão aumentar com os estudos? Dá onde você vai tirar mais dinheiro?
Vero: Meus gastos vão ser exatamente os mesmos, o que eu vou gastar com transporte, alimentação e livros extras, vai ser quase o que eu gasto hoje com a minha vida social.

Sistema: Você deveria era pensar em arrumar um emprego com um salário decente.
Vero: Uma coisa de cada vez, um diploma com certeza vai abrir mais portas para mim.

Sistema: Claro, você vai sair da faculdade e competir com uma galera 15 anos mais nova do que você!
Vero: Eles vão começar do zero, eu já estou na área há anos. Meus 15 anos mais contam a meu favor, e não contra mim.

Sistema: Você não vai conseguir um bom emprego mesmo com o diploma! Você não fala inglês, não tem dinheiro para fazer um bom curso de línguas, não tem especialização no exterior...
Vero: Só as empresas formais exigem todos esses pré-requisitos, e eu nunca quis trabalhar num lugar assim. Eu tenho 4 anos para pegar a fluência no idioma. Sabia que na USP tem cursos ótimos de línguas com valores super acessíveis para os seus alunos?

Sistema: Você vai ter que usar terninho e salto alto, você odeia isso!
Vero: Uma empresa que me contratar com as minhas tatuagens, não vai ser o tipo de empresa que exige terninho e salto alto.

Sistema: Certo, então se imagine formada e desempregada. O fracasso profissional é uma realidade nesse país.
Vero: Eu larguei minha primeira faculdade para ser garçonete com a maior felicidade do mundo. Fracasso é uma palavra tão relativa pra mim...

Sistema: Você é super irresponsável, é possível que no meio disso descubra um novo sonho para perseguir.
Vero: A capacidade que eu tenho de largar tudo e ir atrás de um novo sonho não se chama irresponsabilidade, se chama coragem.

Sistema: E se isso acontecer de novo, você vai jogar no lixo todo esse esforço!
Vero: Não existe nenhum esforço nesse mundo que seja em vão.

Sistema: Então você está me dizendo que vai se matar para começar um projeto que vai exigir sua total dedicação, um projeto que talvez não te leve para lugar algum, e que ainda é possível que você mude de idéia depois?
Vero: Absolutamente.

Sistema: Você é a própria definição de loucura.
Vero: Você também!


Lição do Dia: tenha uma DR com o seu sistema de auto-boicote.

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente!!!
Adoro o seu blog, Abraços: Jana.

Anônimo disse...

maravilhoso! faculdade de quê afinal você se formou? ABS

Anônimo disse...

deverias escrever um livro Veros...ABS