sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia 81 – 2º dia da Dieta Mental

Hoje eu quase tive uma recaída, em pleno 2º dia da minha Dieta Mental.

Consegui acordar 3 horas antes do costume e super energizada! Tomei um belo de um banho, cuidei do rosto e resolvi encarar mais uma das tarefas que a senhorita procrastinação aqui andava empurrando com a barriga por meses. Eu sou mega alérgica a metal, juro pra vocês, até ouro e prata me empipocam inteira. Há anos vivo sem poder usar brincos, pulseiras, relógios de pulso até! E uma das piores coisas que alguém que tem uma alergia assim pode fazer é se depilar com lâmina. E confesso, tenho feito isso. Resultado? Minha pele está toda ressecada, cheia de bolinhas e coçando.

Como a grana tá curta e eu não posso me dar ao luxo de ir até um salão encarar a cera (e como sou meio incompetente para fazer essas coisas em casa) resolvi tirar lá do fundo do armário meu querido aparelhinho elétrico de depilação. Antigamente eu tinha a paciência de usá-lo toda semana! Hoje em dia ando meio preguiçosa, mas essa manhã vi o absurdo que era começar a cuidar da pele do rosto e esquecer completamente do meu pobre corpinho. Lá fui eu encarar as horas (sim, usar o aparelho dá trabalho) e a dor (sim, dói pra burro)! Mas o resultado.... valeu a pena!

Aproveitando o pique da manhã resolvi encarar a chuvinha chata e ir até o banco pagar umas contas do mês passado que estavam atrasadas. Adivinhem? Depois de aproximadamente 1h de fila, a fofíssima moça do caixa me avisa, em voz baixa claro, que só haviam R$2,90 na minha conta! Gente, eu quase morri de vergonha!!! Por mais absurdo que seja ter vergonha de uma coisa dessas, não me contive, quase tive uma recaída! Sim eu sei que é besteira, todo mundo fica pobre de vez em quando, e a maioria de nós anda bem endividada. Mas uma vergonha tão grande tomou conta de mim, mas tão grande, que meu primeiro pensamento foi sair correndo do banco e atropelar todo mundo no caminho.

Eu juro que teria feito isso numa situação normal. Mas mais do que vergonha pela pobreza iminente, o que eu tive mais vergonha mesmo, foi de mim mesma por estar tendo essa reação. Porque raios eu teria vergonha da moça do caixa? Porque eu deveria me preocupar com o que as pessoas ao me redor pensam de mim? Isso não é uma atitude de alguém que está em Dieta Mental! Então, corajosamente resolvi me obrigar a ficar no banco até a minha vergonha passar. Pedi gentilmente que a moça me passasse o valor das contas atrasadas com os juros, já que vou ter que pagar só na segunda. E olhem só que coisa: enquanto eu conversava com a mulher eu percebi que a minha vergonha foi diminuindo, diminuindo, até quase desaparecer!

Achei estranho, mas assim que ela terminou de me passar os valores e ficamos em silêncio, minha vergonha voltou! Ué, porque enquanto estou conversando consigo deixar de sentir vergonha e quando estou em silêncio não? Fiz um novo teste: pedi para a moça me tirar umas dúvidas sobre transferência de agência bancária. E, adivinhem? A vergonha passou novamente!

Pensando seriamente sobre o caso: é realmente verdade que nossos pensamentos controlam nossos sentimentos? Se eu conseguir ocupar minha mente com outros assuntos, será que consigo sair de uma crise de tristeza, raiva ou ressentimento? Se eu não me permitir pensar em coisas negativas, os sentimentos destrutivos vão perder a sua força?

Será que o controle dos nossos pensamentos e, conseqüentemente, das nossas emoções, pode ser estimulado como um músculo na academia?

Acho que estou vendo uma luz no fim do túnel do auto-boicote!

Lição do Dia: a mesma energia que usamos para cuidar da saúde do nosso corpo pode ser usada para cuidar da saúde da nossa mente.


Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

3 comentários:

Dielena disse...

Oi Vero, que bom que voltou.
Espero que esteja indo bem na dieta mental.
Aliás to precisando fazer uma também. Vou aproveitar suas dicas aqui.
Obs. eu sou a Lena, do mail, com meu outro apelido, rss
Bjs

Amélie Poulain disse...

Você voltou!!!!!!!!
Que bom!!!!
Senti MUITO a sua falta, falta das suas palavras e dos seus conselhos!
Mais ainda, dos seus exemplos de vida!!

Beijo grande!!!

Carla Farinazzi disse...

Oi Vero!!

Poxa, que saudades! Você sumiu mesmo, hein?
Bom, já me atualizei, li todos os posts de fevereiro, gostei da ideia da dieta mental. Acho que vem a calhar para mim nesse momento.
Passei um final/começo de ano bem complicados... Muitas dificuldades, muitas traições e coisas negativas aconteceram. Tentei agir com serenidade, positivismo, força e coragem. E, ao final, fui recompensada. Mantive a calma (não sei como!) diante de situações totalmente adversas. Mas quer saber? Acho que definitivamente adquiri certa maturidade. Não tem volta. Descobri que quem determina o que eu vou sentir sou eu mesma e mais ninguém. Quem manda em mim sou eu, e a forma como reajo diante de situações é escolha minha. Você falou sobre a vergonha, e eu, nesse período, precisei lidar com ela em algumas situações. Aprendi que a gente se preocupa demais com o que os outros pensam, e eles não merecem essa preocupação. Ninguém está sob a nossa pele para saber o que estamos sentindo. Ninguém.
Gostei da Dieta Mental, vou adotá-la para mim.
A vida voltou a se tornar um desafio, o que é bom. Nada de se acomodar!!!

Beijos

Carla