quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Janeiro de 2011 – O mês teste e a Dieta Mental

O ano de 2010 foi um ano de muito crescimento interior e conquista de uma boa estabilidade emocional. Eu fiquei muito orgulhosa de mim mesma por ficar um pouquinho mais consciente das minhas emoções e comportamentos e de estudá-los o máximo para me tornar alguém mais inteira. É triste ver que as pessoas ao meu redor têm dificuldade em enxergar essas minhas conquistas, e percebi que esse é o tipo de vitória que eu, e apenas eu mesma, sou capaz de compreender.

Desde a virada do ano me acometeu um desejo súbito de dar um tempo. Dar um tempo dessa constante auto-análise e psicoterapia que estou fazendo comigo mesma. Porque tive esse desejo?

Em primeiro lugar, tudo o que eu tive vontade de fazer no meu recesso foi ficar largada no sofá de pijama o dia inteiro vendo TV. Sei que muita gente pensa que a época das festas é perfeita para viajar, sair, badalar, mas me entendam: eu trabalho com festas! Férias para mim é exatamente o contrário de multidão, baladas e bebidas, ou seja, sofá, pijama e TV. E confesso para vocês: foi maravilhoso!

Em segundo lugar, porque estava mentalmente cansada, do trabalho, do stress do final de ano, dos mil eventos que tive que fazer.

Em terceiro lugar porque tive uma idéia muito louca no ano passado de prestar vestibular. Quando essa idéia veio meu auto-boicote fez o que ele sabe fazer de melhor: loucura! Você está concorrendo com garotinhas de 17 anos que estudam sem parar há anos! Você não deve lembrar nem de uma fórmula simples de matemática! Ninguém passa num vestibular desses sem no mínimo um ano de preparo! Se por um milagre você passar será a mais velha da turma! Quem disse que você já melhorou tanto assim? Provavelmente vai largar o curso como fez com as outras três faculdades que já começou!!

Bom, como vocês perceberam, mesmo eu me sentindo incrivelmente melhor, o meu sistema de alerta contra riscos ainda está aí, firme e forte! Então eu percebi duas coisas: primeiro, que estava na hora de eu decidir se o dominaria, ou se deixaria que ele me dominasse. Segundo, que a minha melhora ainda está na fase inicial e que, se não for consolidada, há grandes chances de um retrocesso.

O que eu fiz então? Me inscrevi no vestibular apenas para provar para meu sistema de alerta que eu posso me rebelar contra ele quando eu bem entender (rsrs). E usei o mês de janeiro para tentar me preparar um pouquinho para ele. E decidi que faria um time off no mês de Janeiro para ver como anda o controle que tenho das minhas emoções.

Peço desculpas por todas as leitoras que vieram até o blog e não encontraram nem uma mensagem de feliz ano novo! Vou semana que vem pedir desculpas para minha terapeuta porque desapareci do seu consultório da mesma forma e pelo mesmo período de tempo que daqui.

E para começarmos os nossos trabalhamos de 2011, proponho um exercício bem bacana que li esses dias por ai. A partir de agora eu entro na semana da Dieta Mental. Ué, tanta gente faz uma dieta de desintoxicação no início de ano devido aos exageros das festas, não é? Pois então. Eu estou precisando de uma dieta mental para desintoxicar a minha mente de todas as porcarias de pensamentos, sentimentos, angústias e ansiedades que eu consumi desde dezembro passado.

Pelos próximos sete dias pretendo me desintoxicar e me preparar para os trabalhos desse novo ano.

O que é proibido na Dieta Mental:

- consumir qualquer tipo de pensamento negativo
- qualquer tentativa de construir um auto-boicote mental
- remoer qualquer remorso ou rancor do passado
- focar nos problemas
- acordar pensando que a última coisa que eu quero fazer é levantar da cama
- fofocar sobre a vida alheia
- desejar mal para alguém (qualquer pessoa, por mais fdp que ela seja)
- pensar que não serei capaz de qualquer coisa

O que é obrigatório na Dieta Mental:

- consumir pensamentos agradáveis
- construir imagens mentais que tragam esperança
- projetar meus amores e carinhos para as pessoas ao meu redor
- focar nas soluções
- acordar de manhã esperando por um dia bacana
- escutar mais do que falar
- ajudar alguém que precise de ajuda
- pensar em novas possibilidades e caminhos

Feliz 2011 pessoal!!!!

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

2 comentários:

Daniii disse...

Verooo,

Estava com saudades!! Que bom que voltou!!

Que vc tenha um 2011 espetacular!!

Depois vou te mandar um email falando sobre o livro, preciso de ajuda tah?!?!

BjinhosS!

Mega feliz com a sua volta!!!

Verônica disse...

Olá Danii,

Bom te ver aqui de novo!
Um ótimo 2011 para você querida!

Mande seu e-mail sim, quanto mais trocarmos experiências mais rica será a leitura do livro!

Beijos,

Vero.