quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia 48 – Emanando o poder do corpo

Capítulo 7 – O corpo jubiloso: A carne selvagem

Conto: La Mariposa, a Mulher-Borboleta
(Link para a história completa no menu à direita)

O poder das ancas

“O que constitui um corpo saudável no mundo instintivo? No nível mais básico — o seio, o ventre, qualquer parte onde haja pele, qualquer parte onde haja neurônios para transmitir sensações — a questão não é a do formato, do tamanho, da cor, da idade; mas, sim, se existe sensação, se funciona como deveria, se temos reações, se temos todo um leque, todo um espectro de sentimentos. Ele tem medo, está paralisado pela dor ou pelo receio? Está anestesiado por traumas antigos? Ou será que ele tem sua própria música? Está ouvindo, como Baubo, através do ventre? Está olhando com uma das suas inúmeras formas de ver?”

“Vi novamente o que me haviam ensinado a ignorar, o poder no corpo. O poder cultural do corpo é a sua beleza, mas o poder no corpo é raro, pois a maioria das mulheres o expulsou com torturas ou com sua vergonha da própria carne.”

E então chegamos ao fim de mais uma história. Eu estava pensando qual seria a melhor forma de trazermos para o nosso cotidiano esse aprendizado através do corpo, essas saúde das sensações físicas. E me lembrei de uma coisa muito bacana.

Durante todas a minha adolescência eu fui muito ativa, pratica dança todos os dias, nadava, jogava, participava de todos os times de esportes da escola. E foi uma das coisas que abri mão quando entrei na idade adulta. Se formos pensar não há nada mais parecido com mas brincadeiras de criança do que as atividades físicas lúdicas para os adultos. Lúdicas porque acho que exercícios como musculação são muito mais focados na coisa toda de esculpir as formas do corpo do que de aprender através dele e libertar o seu poder inato.

Me lembrei também que a minha terapeuta vem há muito tempo tentando me convencer a voltar a praticar exercícios físicos. Mas não aqueles que os médicos recomendam para uma vida mais saudável, como a academia, corrida e caminhada. Mas exercícios físicos quem mexam com o meu corpo, trabalhem a minha arte e me tragam sensações plenas de prazer e satisfação.

Então fui atrás das atividades que focam em melhorar a qualidade de vida das pessoas. São experiências que trazem alegria, ritmo, poder. Trabalham o corpo físico, as emoções, a auto-estima, a capacidade mental, a espiritualidade. Exercícios como a yoga, o pilates, a meditação, a dança, o alongamento, as arte marciais, as acrobacias, os esportes em grupo, todos eles trazem esses benefícios pessoais.

Percebi também que voltar a fazer uma atividade física está há anos nas minhas eternas listas de promessas de ano-novo. E dessa vez resolvi que preciso tirar mais uma meta do papel. Como escolher então o que devo fazer?

Procure por uma atividade que trabalhe ritmo, coordenação, percepção, concentração e a atenção. Pois esses elementos trabalham a mente junto com o corpo. Procure por atividades que tenham um lado artístico ou coletivo, pois incentivam o indivíduo a se expressar e se comunicar. Exercícios que desenvolvam a flexibilidade, a auto-confiança e a auto-estima, ajudando a eliminar nossas aflições e angústias. Que encorajam as pessoas a ocupar o seu lugar e o seu espaço no mundo. Que trabalhem a auto-disciplina.

Use essas atividades como instrumentos de auto-conhecimento e cura. Elas vão ajudar a combater o stress e a depressão. Ajudar no equilíbrio do corpo físico, das emoções, da mente e do espírito. Vão despertar a leveza, a alegria e a beleza.

Elas vão ajudar a te reconectar com o poder que existe no seu corpo.

“No corpo, não existe nada que "devesse ser" de algum jeito. A questão não está no tamanho, no formato ou na idade, nem mesmo no fato de ter tudo aos pares, pois algumas pessoas não têm. A questão selvagem está em saber se esse corpo sente, se ele tem um vínculo adequado com o prazer, com o coração, com a alma, com o mundo selvagem. Ele tem alegria, felicidade? Ele consegue ao seu modo se movimentar, dançar, gingar, balançar, investir? É só isso o que importa.”


Lição do Dia: pensando em qual atividade física eu gostaria de experimentar.

Pendências: voltando a pensar na alimentação, um corpo precisa estar saudável para se exercitar.

Leia o conto La Mariposa, a Mulher-Borboleta completo: http://querocorrercomoslobos.blogspot.com/p/la-mariposa-mulher-borboleta.html

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: