terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dia 60 – Pergunte-se

Capítulo 8 – A preservação do Self: A identificação de armadilhas, arapucas e iscas envenenadas

Conto: Os Sapatinhos Vermelhos
(Link para a história completa no menu à direita)

A dependência

“A dependência e a ferocidade estão relacionadas. A maioria das mulheres esteve em cativeiro pelo menos por um curto período, e algumas por um tempo interminável. Algumas só foram livres in utero. Todas perdem parte do instinto durante esse período. Em algumas, fica prejudicado o instinto a respeito de quem é uma boa pessoa, e com freqüência essa mulher é induzida ao erro. Em outras, a capacidade de reagir à injustiça se vê radicalmente reduzida, e elas muitas vezes se transformam em mártires relutantes, prontas para a retaliação. Em outras ainda, o instinto de fugir ou enfrentar é enfraquecido, e elas se transformam em vítimas. A lista ainda continua. Por outro lado, a mulher em pleno uso de sua mente selvagem rejeita as convenções que não sejam propícias nem sensatas.”

Então, depois de ler esse trecho, eu me perguntei: até que ponto eu perdi a minha capacidade de auto-preservação? Vamos ver:

- Meu instinto ainda me avisa dos perigos do dia-a-dia?
- Eu percebo quando me aproximo de alguém de má índole ou mau caráter?
- Eu erro mais do que acerto nas minhas escolhas?
- Eu reajo diante de qualquer injustiça que eu presencie ou sofra?
- Eu me sinto constantemente atacada, agredida ou violentada pelos outros?
- Eu tenho sede de vingança ou retaliação?
- Eu tenho a capacidade de fugir de situações que me fazem mal?
- Eu sou sempre a vítima?
- Eu consigo rejeitar as convenções sociais que não sejam propícias para meu crescimento?
- Eu consigo rejeitar as convenções culturais que não sejam sensatas ao meu ponto de vista?
- Eu me sinto na obrigação de sorrir e ser educada o tempo inteiro?
- Eu estou sempre buscando uma compensação pelas coisas que não tenho?
- Eu sou emocionalmente dependente dos outros?
- Eu vou contra outras mulheres que se recusam a ser iguais a mim?
- Eu vivo atrás de substitutos do meu prazer?
- Eu constantemente penso que tal coisa ou pessoa representa uma salvação?

Se você, como eu, deu a resposta errada para algumas dessas perguntas: alerta! Existem grandes chances de você ter perdido parte dos seus instintos e está completamente vulnerável diante das armadilhas do mundo. Não compre os sapatinhos vermelhos!

“Não é a alegria da vida que mata o espírito da menina na história dos sapatinhos vermelhos; é a sua falta. Quando a mulher não tem consciência da própria privação, das conseqüências do uso de veículos e substâncias mortíferas, ela está dançando, dançando sem parar. Sejam eles o negativismo, os relacionamentos infelizes, as situações de exploração, sejam eles as drogas ou o álcool — eles são como os sapatos vermelhos; é dificílimo livrar a pessoa deles depois que eles se instalaram.”


Lição do Dia: analisando a minha capacidade de zelar pela minha integridade psíquica e emocional.

Pendências: ainda na procura por um hobbie construtivo.

Leia o conto Os Sapatinhos Vermelhos completo: http://querocorrercomoslobos.blogspot.com/p/os-sapatinhos-vermelhos.html  

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Um comentário:

Amélie Poulain disse...

Minha pendência do dia: Responder a todas as perguntas, verdadeiramente, e me analisar, muito. Muito.


Beijos!!!