sábado, 6 de novembro de 2010

Dia 43 – O elogio

Capítulo 6 – A procura da nossa turma: A sensação da integração como uma bênção

Conto: O patinho feio
(Link para a história completa no menu à direita)

O amor pela alma

“É provável que não exista uma medida melhor e mais confiável para se saber se uma mulher passou pelo status de patinho feio em algum ponto da sua vida ou durante toda ela do que sua incapacidade de aceitar um cumprimento sincero. Embora essa atitude possa ser uma questão de modéstia ou possa ser atribuída à timidez — apesar de muitíssimos ferimentos graves serem descartados descuidadamente como "nada mais do que timidez" — é muito mais comum que a mulher evite o elogio, gaguejando, porque ele inicia um diálogo automático e desagradável na mente da mulher.”

“Se você disser que ela é bonita, que sua arte é linda ou se a elogiar por alguma coisa de que sua alma participou, que tenha sido inspirada por sua alma ou que esteja dela impregnada, algo na sua cabeça lhe diz que ela não merece o elogio e que você, que a está elogiando, é idiota por ter uma opinião dessas a seu respeito. Em vez de entender que a beleza da sua alma aparece refulgente quando ela é ela mesma, a mulher muda de assunto e consegue assim roubar o sustento do self-alma, que se nutre de ser reconhecido.”

Elogios. Qualquer mulher que more no planeta Terra já foi elogiada, e muito. Os homens aprendem desde jovens que para conquistar a confiança, o carinho ou o amor de uma mulher eles devem começar nos elogiando. Normalmente os ensinam que se deve elogiar as formas físicas de uma mulher. Do mais vulgar ao mais sutil, todos esses elogios normalmente são dirigidos ao nosso corpo: sorriso, lábios, curvas, pernas. Outros nos elogiam quase em choque, quando percebem que temos alguma coisa interessante dentro da nossa cabeça oca: ‘Mas como você é inteligente! Nossa mas você é bem sucedida! Você é diferente das outras mulheres!’. Mal percebem que esses elogios na verdade nos ofendem, porque é como se nos dissessem que não fomos feitas para ter atributos intelectuais, criativos ou capacidade para criar uma vida só nossa. Esses são os tipos errados de elogio. Esses são os elogios que não alimentam a nossa alma, muito pelo contrário, a aprisiona! Esse tipo de elogio mantém a ordem do mundo onde as mulheres não passam de objetos sexuais que, quando inteligentes, estão fora do padrão!

Tenho certeza que quando Clarissa falava de elogio ela estava se referindo ao segundo tipo: ao elogio que nos alimenta, ao elogio que nos motiva, ao elogio que nos dá energia e forças para continuar na luta! Esse elogio normalmente vem de pessoas que nos conhecem, que nos entendem, que são como nós. São pessoas que não cansam de nos lembrar o quanto estamos cheias de características maravilhosas e talentos únicos!

Já há décadas os pedagogos perceberam que não são apenas regras e broncas com suas punições que educam uma criança. As crianças são muito mais sensíveis ao positivo do que ao negativo. Se você vira para uma criança bagunceira e diz ‘Não é assim que se faz! Você não consegue ser organizado! Vai ser punido se não me obedecer!’, você está ensinando para a criança que ela só é notada quando faz coisa errada e que, se ela quiser continuar chamando a atenção, deve permanecer com o mesmo comportamento. Se os pais não esperam o melhor dela, como ela vai esperar algo bom dela mesma?

Já se você elogiar a criança, sempre, cada vez que ela fizer algo bom ou se esforçar para tal, aí sim você consegue uma verdadeira mudança de comportamento! Diga para uma criança: ‘Temos muito orgulho de você! Você é uma criança especial! É um filho maravilhoso e nos dá muita alegria!’. Com o tempo ela vai querer estar a altura desses elogios, ela vai querer ser cada vez melhor, vai querer que os pais tenham sempre orgulho, vai sempre querer dar alegria.

Se você assim como eu não nasceu em um lar onde o elogio era um hábito, provavelmente escutou muito mais críticas do que elogios na sua vida. Como fica a auto-estima de uma mulher que a vida inteira escutou que faz tudo errado, que não faz o que deveria fazer, que não é boa o suficiente? Essa mulher vai ter uma auto-estima beirando a zero!

Eu já fui uma dessas mulheres. E lembro que no início da terapia só conseguia pensar coisas ruins a meu respeito. Não conseguia citar quase nenhuma qualidade minha! Com o tempo fui percebendo que tenho sim qualidades incríveis e talentos natos, e precisei escutar muitos elogios de pessoas que verdadeiramente me amavam para começar a ter um pouco mais de fé em mim mesma.

“Portanto, essa é a função final da mulher exilada que encontra seu próprio grupo: não só a de aceitar a própria individualidade, a própria identidade específica como um determinado tipo de pessoa, mas também a de aceitar a própria beleza... a forma da nossa própria alma e o fato de que viver junto dessa criatura selvagem transforma a nós e a tudo que ela toca.”

“Quando aceitamos nossa própria beleza selvagem, ela fica em perspectiva, e nós deixamos de ser incomodadas pela sua percepção, mas também não renunciaríamos a ela nem negaríamos sua existência. Uma loba sabe a beleza que tem ao saltar? Uma fêmea de felino sabe as belas formas que cria ao se sentar? Uma ave se espanta com o som que ouve ao abrir as asas? Aprendendo com elas, simplesmente agimos à nossa própria maneira e não evitamos nossa beleza natural nem nos escondemos dela. Como os animais, simplesmente somos, e isso é bom.”

Elogiar é um hábito que precisa ser cultivado! É necessário aprender a aceitar elogios, elogiar nossos parentes, nossos amigos, nosso parceiro. E não há nada mais motivador para um ser humano do que escutar uma frase tão simples: você é maravilhoso!

Lição do Dia: lembrando que faz meses que eu não elogio meu parceiro.

Pendências: Descobri que dois anos sem cuidar da minha boca destruíram minha saúde. Agora é correr atrás do prejuízo e lembrar que o fio dental é sim o melhor amigo dos nossos dentes!

Leia o conto O Patinho Feio completo: http://querocorrercomoslobos.blogspot.com/p/o-patinho-feio.html  

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Nenhum comentário: