terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dia 27 – Pare de correr do amor!

Capítulo 5 – A caçada: Quando o coração é um caçador solitário

Conto: A Mulher-esqueleto: Encarando a natureza de vida-morte-vida do amor

As primeiras fases do amor: A perseguição e a tentativa de se ocultar

“É nesse estágio que se desenvolve mais o pensamento tortuoso a respeito dos motivos pelos quais o amor não pode, não deve e não vai dar ‘certo’ para qualquer das partes interessadas. É nesse estágio que as pessoas se enfurnam na toca. Trata-se de um esforço para se tornar invisível. Invisível ao parceiro? Não. Invisível à Mulher-esqueleto. É esse o objetivo real de toda essa correria à procura de um lugar para se esconder. No entanto, como estamos vendo, não há nenhum lugar onde possamos nos esconder.”

“A fase do correr e se esconder é o período no qual os amantes tentam racionalizar seu medo dos ciclos de amor da vida-morte-vida. Eles dizem ‘Posso me dar melhor com outra pessoa’, ‘Não quero renunciar a meu ________ (preencha a lacuna)’, ‘Não quero mudar minha vida’, ‘Não quero encarar minhas feridas, nem as de ninguém mais’, ‘Ainda mão estou pronto’ ou ainda ‘Não quero ser transformado sem primeiro saber nos ínfimos detalhes como vou ficar/me sentir depois’.

Meu deus! E como fazemos isso não é? Esse trecho do livro me incomodou horrores! Porque eu tenho feito isso. Não em todos os relacionamentos, mas em alguns, principalmente os que não vingaram: eu simplesmente saí correndo! Foi mais do que uma insegurança, foi um medo paralisante de enfrentar o que estava chegando. Já usei algumas das desculpas citadas acima. Putz, que vergonha!

Outro dia escutei de um amigo a expressão “namorado tipo primeiro emprego”, vocês já escutaram essa? É o namorado que você mantém, assim como o primeiro emprego, até arrumar alguma coisa melhor. Fiquei horrorizada quando escutei isso, e dei broncas escandalosas no meu amigo. Mas, lendo agora a Clarissa, me veio uma vergonha própria, porque mesmo não chegando a verbalizar já senti algo do tipo “Esse serve para agora!”.

Nós idealizamos uma situação perfeita para encontrarmos o nosso parceiro ideal: quando eu estiver formada, quando eu estiver ganhando melhor, quando eu perder peso, quando eu refazer meu guarda-roupa, quando eu tiver mais dinheiro, mais tempo, mais loira... Meu deus! Achamos que enquanto não estivermos prontas não vamos atrair o tipo “certo” de parceiro, ou que existem maiores chances de dar errado. E, vamos lá, nós sabemos que isso não é verdade.

Primeiro: o fato de estarmos “prontas” não seleciona ninguém! Se seu parceiro ideal vai se atrair por você só se você tiver mais dinheiro, menos peso ou mais peito, eu acho sinceramente que é você quem está interessada no tipo errado de homem. Um parceiro ideal é aquele da história de Manwee, que quer a Mulher selvagem por inteira, e não apenas a parte externa e civilizada dela. E você tendo essa Mulher Selvagem dentro de você tem as mesmas chances de cruzar com esse cara hoje, amanhã ou depois.

Segundo: muitas mulheres têm a mania insuportável de sempre imaginar um casamento desde o primeiro encontro. Um relacionamento não é um papel assinado, nem a benção de um padre e nem filhos. Um casamento é a união de duas almas que querem conhecer profundamente uma à outra e se transformar nesse processo. Entenda: um relacionamento dar certo não tem nada a ver com véu e grinalda. Um relacionamento que deu certo é aquele onde essas duas almas se encontraram, se entenderam, aprenderam e se transformaram. Se ele acabou, é porque o ciclo com aquele parceiro teve fim. Você aprendeu o que tinha que aprender e está pronta pra próxima.

Terceiro: a idéia de parceiro ideal é mais do que ultrapassada. Você só vai saber com quem está lidando e o que pode aprender com ele no processo. Após o encantamento inicial! Primeiro encontro não é entrevista de emprego.

Quarto: se você tem dificuldade em se abrir, saiba logo de cara que relacionamento é isso mesmo, é se mostrar inteira e sem reservas, desde o seu sonho mais bonito até o seu defeito mais imundo. Ter medo de se mostrar com seus defeitos e fragilidades é dizer que ele não vai te amar se enxergar tudo isso. Errado! Ele SÓ vai te amar, depois de enxergar tudo isso. E saiba que seu lado também vai haver essa cobrança.

“É uma fase em que os pensamentos ficam todos confusos, quando se quer procurar um abrigo a todo custo e quando o coração bate, não tanto por amar ou por se sentir amado, quanto por um terror humilhante. Ser encurralado pela Morte! Ai! O horror de enfrentar a força da vida-morte-vida pessoalmente! Ai, ai!”

“Há quem cometa o erro de pensar que está fugindo do relacionamento com o parceiro. Não está, não. Não está fugindo do amor ou das pressões do relacionamento. Está tentando correr mais rápido do que a misteriosa força da vida-morte-vida. A psicologia diagnostica essa situação como ‘medo de intimidade, medo de envolvimento’. No entanto, esses são apenas os sintomas. A questão mais profunda é de descrença e desconfiança. Aqueles que fogem sempre temem viver de fato de acordo com os ciclos da natureza selvagem.”

Quinto: como diz a própria Clarissa, quem tem medo é o ego e não a alma. A alma já se encantou pelo parceiro. O ego vai eternamente achar que não está pronto, que sempre vai poder melhorar isso e aquilo outro. Ainda bem então que os verdadeiros encantamentos vêm da alma, e não do ego.

“Todos os ‘ainda não estou pronto’, todos os ‘preciso de tempo’ são compreensíveis por um curto período. A verdade é que não existe a sensação de se estar ‘completamente pronto’ ou de ser aquela a ‘hora certa’. Como acontece em qualquer mergulho no inconsciente, chega uma hora em que simplesmente estamos torcemos que dê certo, apertamos o nariz e saltamos no abismo. Se não fosse assim, não teríamos precisado criar as palavras herói, heroína e coragem.”

“Ser quisermos amar, não há como evitar esse aprendizado. O trabalho de abraçá-la é uma tarefa. Sem uma tarefa desafiadora, não pode haver transformação. Sem uma tarefa, não há uma satisfação verdadeira. Amar os prazeres é fácil. Já amar de verdade exige um herói que consiga controlar seu próprio medo.”

Conselho final: se você acha que é menos do que seu parceiro, vamos ler bastante Clarissa e restaurar nossa auto-estima! Se você percebeu agora que anda saindo correndo cada vez que cruza com o amor: fortaleça-se para o próximo! Já se você está num relacionamento “tipo primeiro emprego” como do meu amigo, veja bem o que é que sua alma quer. Se sua alma quiser se envolver com ele, simplesmente tome coragem e pule no abismo. Se não quiser, deixe-o ir procurar alguém que queira.


Lição do Dia: afastando esses pensamentos torturantes que são reflexos do meu medo. Anos depois eles ainda insistem, impressionante!

Pendências: finalmente conseguir mudar de convênio médico sem ter que cumprir uma nova carência. Viva a nova lei dos convênios!

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

6 comentários:

Nathalia disse...

Oi Vero, vim correndo ler o post antes mesmo de responder seu email.
Primeiro: morri de rir com o namoro tipo primeiro emprego, hahahah.só tive dois namorados e não foram desse tipo, mas não vou dizer que nunca virei a ter um desses, não é? Nunca se sabe. Mas espero que não! Quando estou com alguém gosto de pensar que "uau, é o homem da minha vida!", hahah. Ai, ai.
Esse post tem mesmo TUDO a ver comigo, com a minha última história.
Depois de rir com essa piada que vc colocou, eu senti muita vontade de chorar na verdade. Eu fui lendo e identificando cada idiotice que cometi, cada falha. Eu vivi algo que eu merecia, que todas nós merecemos e simplesmente arrasei com tudo. Inventei milhares de desculpas pra não seguir adiante, por medo. Como eu queria ter lido isso tudo há 6 meses.
A lágrima final veio quando li "Se sua alma quiser se envolver com ele, simplesmente tome coragem e pule no abismo. Se não quiser, deixe-o ir procurar alguém que queira." Eu não pulei com ele e sei que ele encontrou alguém pra pular junto. Será que um dia eu irei fazer as coisas do modo certo? Ou melhor, será que conseguirei fazer o melhor pra mim? Também quero correr com lobos.
Grande beijo, querida.

Nathalia disse...

Olha, pulei as páginas até para o capítulo 5 (eu ainda não tinha chegado nele), para entender melhor o que a Clarissa diz e o que você escreveu no post e deixo aqui uma transcrição:
"Amar significa ficar quando cada célula nos manda fugir".
Nada mais lindo.
Não sei se vc já tinha transcrito essa frase dela, mas gostei muito e resolvi colocar aqui.
Qualquer dia poderíamos marcar um encontro entre as leitoras do blog e fazer um clubinho de leitura real!heheh. Eu iria adorar. Sempre quis fazer parte de um clubinho de leitura (meio nerd, né).

Daniii disse...

Vero,
Que perfeito o post, me identifiquei em vários pontos. E chorei de rir com o namorado tipo primeiro emprego, e confesso que já tive alguns... sou do tipo que não gosto de ficar sozinha (posso dizer que era, tenho aprendido a me amar e ficar só comigo, e isto faz um bem danado), e arrumava uns namoradinhos só pra "tapar buraco" enquanto algo melhor não viesse, e hoje sei o quanto eu me machuquei e machuquei outras pessoas com essa minha carência... Mas fazer o que né, já passou e já me desculpei com a maioria dessas pessoas... e tbm já me perdoei por isso!!

Ameiii o post!!

Bjinhos!

=)

Verônica disse...

Nossa Daniii, eu também já fui assim! Se você olhar um dos itens da minha listinha de tarefas mentais está "Só iniciar um relacionamento quando estiver apaixonada!". Continuo na luta!

Beijos,

Vero.

Unknown disse...

Que coisa mais linda seu blog! Estou aprendendo muito! Obrigada!

Jane wembli disse...

Quero agradecer ao DR.WEALTHY por trazer alegria e felicidade ao meu relacionamento e à minha família. Perdi meu noivo e precisei de ajuda até encontrar o DR.WEALTHY um lançador de feitiços masculino, e ele me garantiu que recuperarei minha noiva em dois dias após o lançamento do feitiço. dois dias depois, meu telefone tocou e, de maneira chocante, foi minha noiva que não me ligou por muito tempo, pediu desculpas pelo coração partido e me disse que está pronta para dedicar o resto de sua vida comigo. DR.WEALTHY a soltou para saber o quanto eu a amava e a queria ...... agora eu e minha noiva estamos vivendo uma vida feliz e nosso amor agora é mais forte do que era antes mesmo de terminarmos.Tudo obrigado ao DR.WEALTHY pelo trabalho excessivo que Ele fez por mim. Abaixo está o endereço de e-mail dela em qualquer situação em que você esteja sofrendo um infarto, e garanto que, como ele fez o meu por mim, ele definitivamente o ajudará também. Email: wealthylovespell@gmail.com Whatsapp +2348105150446