quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia 34 – Você é diferente?

Capítulo 6 – A procura da nossa turma: A sensação da integração como uma bênção

Conto: O patinho feio

A rejeição à criança diferente

“As meninas que demonstram ter uma forte natureza instintiva muitas vezes passam por sofrimentos significativos no início da vida. Desde a época em que são bebês, são mantida presas, domesticadas, e ouvem dizer que são inconveniente ou teimosas. Suas naturezas selvagens revelam-se bem cedo. Elas são curiosas, habilidosas e possuem excentricidades leves de vários tipos, características estas que, se desenvolvidas, constituiriam a base para sua criatividade para o resto das suas vidas. Considerando-se que a vida criativa é o alimento e a água para a alma, esse desenvolvimento básico é de importância dolorosamente crítica.”

Já se perguntaram qual é a razão para ainda existir feminismo no mundo? Afinal, hoje as mulheres podem votar, trabalhar, usar calças e optar por não ter filhos. Eu respondo por quê: embora o mundo pareça nos dar livre arbítrio para escolher o que queremos, ainda nos julga caso a gente resolva não seguir o caminho tradicional.

Eu sinto na pele o machismo que ainda existe no mundo. Nos dizem como devemos nos vestir, que peso deveríamos ter, quais as carreiras mais combinam com a gente. Sempre tem um certo ar de ameaça caso a gente não siga as regras: faça tatuagem, mas você não vai conseguir o emprego que quer. Coma carboidrato, mas o príncipe encantado não vai se apaixonar por você. Trabalhe na noite, mas você não vai conseguir construir uma família. Seja educada, boazinha, feminina, delicada, ou vai acabar solteira. Gente, isso não é conselho, o nome disso é MALDIÇÃO!

Pessoas que fazem isso estão na verdade amaldiçoando a nossa vida caso a gente saia da linha. Desde que eu era pequena escuto as pessoas fazendo comentários aparentemente inocentes, mas que no fundo estão julgando meu comportamento e me dizendo como eu deveria me portar.

Cena 1: lembro de uma vez que sai de uma festa de formatura e fui direto para a ceia de natal da minha família. Chegando lá uma tia, que eu nunca consideraria um modelo de mulher, me puxou para o canto e disse: ‘Ah, você está tão bonita de saia! Nunca usa nenhum vestido! Gosto muito de ver você se arrumando assim!’.
Legenda: espero que você se sinta valorizada por estar vestida de ‘menina’ e que na esperança de continuar sendo notada, continue se fantasiando de boneca.

Cena 2: meus pais recebem amigos em casa. Eu adolescente vestindo meus costumeiros jeans, regata e all star. Uma amiga do meu pai olha para mim e diz como se eu não estivesse presente: ‘Ela está na fase de se vestir como menino ainda? Daqui a alguns anos ela vai perceber que os meninos vão preferi-la de salto alto!’.
Legenda: escute meu conselho garota, se você planeja ter um namorado na vida vai ter que aprender a se vestir como os homens gostam e não como você gosta.

Cena 3: com um namoradinho. Ele vira para mim tentando me elogiar: ‘Ah, você não usa maquiagem porque é uma gata, se fosse feia ia andar toda produzida por aí.’
Legenda: as mulheres que não nasceram com os atributos apreciados pelas revistas têm a obrigação moral de sentir vergonha pelos seus verdadeiros traços.

Cena 4: cheguei na casa da minha mãe depois de fazer a minha primeira tatuagem. Ela levanta minha blusa e diz: ‘Uf! Se você queria tanto se tatuar não entendo porque não fez uma borboletinha delicada em cores bebês!’
Legenda: se você fizer questão de sair do estereótipo, pelo menos faça algo que a torne mais delicada e fofa.

Cena 5: minha mãe pergunta porque terminei meu relacionamento, eu respondo que devido à nossa diferença de idade, ele já está na fase de querer ter filhos e eu ainda não. Ela com os olhos arregalados vira para mim e diz: ‘Por causa disso? Uma hora ou outra você vai ter filhos, porque não agora já que isso é tão importante para ele?’.
Legenda: filhos são o objetivo de qualquer mulher, assim como arrumar um bom homem que sonhe em constituir família. Se esse é o objetivo final, não vale a pena perder um homem por causa dos seus planos passageiros.

Cena 6: meu ex-sogro dizendo o que achou de mim para o filho, meu então namorado: ‘Está vendo? Não apanhou quando era pequena, olha só o que aconteceu com ela!’
Legenda: os pais são responsáveis por modelar o comportamento das filhas, nem que precisem usar a força para isso.

Cena 7: uma amigo me dando conselhos profissionais: ‘Vero, o problema é que você é autêntica demais!’
Legenda: se suas idéias e valores fugirem do comum, fique quietinha.

“Quando isso acontece, a menina começa a acreditar que as imagens negativas dela mesma, refletidas pela família e pela cultura em que vive, são não só totalmente verdadeiras mas também totalmente isentas de preconceito, de influência da opinião e de preferências pessoais. A menina começa a acreditar que ela é fraca, feia, inaceitável, e que isso continuará a ser verdade não importa o esforço que ela faça para reverter a situação.”

Porque precisamos que alguém de fora nos dê importância? Porque nos moldamos à opinião alheia para sermos notadas? Porque raios nós vamos procurar no mundo externo coisas que nos agreguem valor?
‘Ela é dona da própria empresa, mas não conseguiu casar, coitada!’
‘Ela ganha bastante dinheiro com a própria arte, mas não é uma tragédia que não tenha filhos?’
‘Ela é tão independente, é por isso que os homens não se aproximam dela!’
‘O marido dela não é tão legal, mas ela não vai encontrar coisa melhor!’
‘Como ela engordou! Ainda bem que já está casada!’
Se você é mulher e costuma fazer esse tipo de comentário depreciativo sobre outras mulheres, PARE AGORA! Você está contribuindo para domesticar toda a força selvagem que temos dentro de nós!

“Em muitas culturas, existe uma expectativa, quando nasce uma filha, de que ela é ou será um certo tipo de pessoa, que aja de um certo modo consagrado pelo tempo, que siga um certo conjunto de valores que, se não forem idênticos aos da família, pelo menos se baseiem nos valores da família, e que seja como for não abale os alicerces.”

“Quando a cultura define detalhadamente no que consiste o sucesso ou a perfeição desejável sob qualquer aspecto — na aparência, na altura, na força, na forma física, no poder aquisitivo, na economia, na masculinidade, na feminilidade, na atitude de bom filho, no bom comportamento, na crença religiosa — existem ditames correspondentes e tendência à avaliação na psique de todos os seus membros. Portanto, as questões da mulher selvagem rejeitada geralmente são duplas: a íntima e pessoal, a externa e cultural.”


Lição do Dia: rejeitando todos os comentários opressores que escutei durante a minha vida.

Pendências: hoje consegui acordar mais cedo do que o costume e organizar coisas pendentes. Que orgulho! : )

Escreva para a Vero: eueoslobos@gmail.com

Um comentário:

Mayra Di Manno disse...

Nossa garota, mais uma identificação imensa...
Excelente o seu texto!
As pessoas tentam o tempo todo nos moldar conforme o que pensam. Mas, sem sucesso, ainda bem!
Um beijo,